Itaú: confira tudo sobre o banco

Itaú: confira tudo sobre o banco

Falência, venda ao Itaú e encerramento de atividades: O fim decadente de 3 gigantes dos bancos no Brasil

Falência e Itaú - (Reprodução Internet)
Falência e Itaú - (Reprodução Internet)

O adeus de grandes bancos no Brasil e incorporação do Itaú

Grandes empresas entram com recuperação judicial fechando suas portas e declarando falência, ou levando a serem comprados por outras instituições financeiras.

Seja qual for o motivo a falência sempre é trazida de forma negativa por seus clientes e funcionários, como aconteceu com três gigantes dos bancos no Brasil que foram encerrados e comprados.

QUAIS BANCOS BRASILEIROS FALIRAM?

O Cruzeiro do Sul,  que foi fundado em 1989, teve si falência decretada em 2015. A companhia vinha tendo dificuldades desde 2011, quando apresentou problemas na captação de recursos.

Segundo informações do jornal Valor, a família Índio da Costa, que possuía ações do banco Cruzeiro do Sul, esteve em um longo processo judicial, cujo qual acusava o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) responsável pela falência da instituição.

A família conseguiu ganhar a causa, que teve como ganho o valor recebido pelo FGC cerca de 4,350 bilhões. O Fundo Garantidor de Crédito foi penalizado por não ter auxiliado o banco mesmo com a situação precária que o mesmo vivenciava.

Veja também

O Unibanco teve seu fim após ter sido comprado pelo Itaú. Fundado em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1924, o  interesse em unir as duas instituições financeira teve início por volta dos anos 2000, quando o Itaú tinha interesse no Banespa, privatizado nesse mesmo ano.

Após quase dez anos, a fusão foi combinada em 1 de Novembro de 2008, sendo o Governo avisado em seguida.

Além de Lula, presidente da época, Guido Mantega e Meirelles foram avisados sobre a fusão. O contrato foi assinado no domingo à tarde e desde então o Itaú Unibanco se tornou uma potência, sendo considerado o maior Banco do país na atualidade.

De acordo com informações coletadas por atividades de serviços financeiros, o Popular do Brasil foi idealizado pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva para democratizar o acesso a serviços bancários, sendo voltado a pessoas físicas e jurídicas de baixa renda antes de ser levado à falência.

Podia abrir uma conta quem recebesse até três salários mínimos e não tivesse conta em outro banco, porém o mesmo teve o fim de suas atividades.

Banco Popular do Brasil foi uma instituição financeira brasileira, subsidiária integral do Banco do Brasil.

Foi encerrado em 2008 após seguidos prejuízos e altas taxas de inadimplência. O banco fechou no ano ao acumular R$ 144 milhões em prejuízos, sendo incorporado pelo Banco do Brasil.

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA