O QUE ROLOU?!
Venda de 250M ao Pão de Açúcar e todas as unidades engolidas: O fim de rede de supermercados nº1 no Brasil
21/01/2025 às 10h20

Relembre a história de um dos supermercados mais importantes e históricos do país, o qual acabou se despedindo após ter suas lojas engolidas pelo Pão de Açúcar
É um fato que o varejo brasileiro presenciou diversas redes de supermercados, antes populares, encerrarem suas atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é o caso do Supermercado Peg-Pag que revolucionou a forma como os brasileiros faziam suas compras.
Apesar de ser considerado o nº1 em referência do setor no país, ele acabou se despedindo após ter suas lojas engolidas por um forte rival: O Grupo Pão de Açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, a partir de informações divulgadas pelo portal Wiki e do Blog Histórias do Varejo, a equipe do TV Foco, especializada em economia, traz todos os detalhes dessa transação e os motivos que culminaram em seu adeus.

História do Peg-Pag
Raul Borges e Fernando Pacheco de Castro fundaram o Peg-Pag em 23 de dezembro de 1954, na Rua Rego Freitas, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Descontinuados”: Fim de loja de material de construção mais amada em Campinas, SP, abala clientes
● Não foi fácil”: Restaurante aclamado anuncia fim de unidade e tira o chão de clientes de BH-MG
● Engolida pelo fogo e falência: Fim de 2 varejistas tiram o chão de donas de casa no Rio de Janeiro (RJ)
- Sua primeira loja destacava-se pelo conceito de autosserviço, permitindo que os clientes escolhessem livremente os produtos, uma novidade para a época.
- Além disso, oferecia instalações modernas, incluindo sistemas de ar-condicionado, proporcionando conforto aos consumidores.
O sucesso foi tamanho que a sua expansão ocorreu de forma rápida. Só para ter uma vaga noção, em apenas quatro anos, a rede já contava com oito lojas na capital paulista.
Em outubro de 1958, o Peg-Pag inaugurou duas novas unidades em locais antes ocupados pela Sears Roebuck, demonstrando seu crescimento acelerado.
Em entrevista à Folha da Manhã, concedida em agosto de 1955, Borges declarou que a meta era abrir uma loja Peg-Pag a cada seis meses, objetivo cumprido até o ano de 1958.
Consolidação:
Nos anos 60, o Peg-Pag, já consolidado em São Paulo, iniciou sua jornada pelo Rio de Janeiro.
Em março de 1963, o Peg-Pag inaugurou sua primeira loja carioca em Ipanema, expandindo-se rapidamente para os bairros:
- Leblon;
- Copacabana;
- Grajaú.
Em 1965, o Peg-Pag tornou-se a loja-âncora do Shopping do Méier, considerado o primeiro estabelecimento do gênero no Brasil.
Encarando a concorrência
Contudo, com a ascensão do Pão de Açúcar, seu principal concorrente, Peg-Pag investiu em diferenciais tecnológicos, como circuitos internos de TV, até então inéditos no país.
Além disso, em 1970, a rede foi a primeira do setor a abrir capital nas bolsas de valores de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 1971, o Peg-Pag lançou a memorável campanha “Peggy e Pag” para anunciar seu primeiro hipermercado em São José dos Campos e destacar seus diferenciais, o que impulsionou sua expansão para bairros como Tucuruvi e Pinheiros.
Começo do fim:
Contudo, a partir de 1973, a Souza Cruz adquiriu o Peg-Pag e, com isso, assumiu o controle de suas 36 lojas, o que desencadeou dificuldades financeiras para a rede.
Em apenas cinco anos, o Peg-Pag caiu do quarto para o nono lugar no ranking, acumulando 27 milhões de cruzeiros em prejuízos em 1977.
Em meio à crise, em julho de 1978, o Peg-Pag foi adquirido pelo seu maior concorrente, o Grupo Pão de Açúcar, que aproveitou a oportunidade para expandir seus negócios.

A compra, de acordo com o portal Wiki, custou aos cofres do Pão de Açúcar o valor de 250 milhões de cruzeiros.
O que aconteceu com a Peg-Pag após a compra do Pão de Açúcar?
Após a aquisição, o Pão de Açúcar gradualmente substituiu a marca Peg-Pag, encerrando a trajetória de uma das redes de supermercados mais inovadoras do Brasil.
Vale dizer que, atualmente, outras redes utilizam o nome da findada, mas sem qualquer relação com a original.
Ao procurar declarações oficiais de ex-executivos da rede, as mesmas não foram encontradas. Porém, apesar do tempo, o espaço ainda continua aberto se desejarem expor a sua versão dos fatos.
Considerações finais:
Em suma, o Supermercado Peg-Pag foi um pioneiro no varejo brasileiro, marcando época com suas inovações e crescimento rápido.
Fundado em 1954, ele se destacou pelo autosserviço, instalações modernas e campanhas publicitárias memoráveis.
No entanto, diante das dificuldades financeiras, a Souza Cruz decidiu vender o Peg-Pag para o Grupo Pão de Açúcar em 1978.
A compra pelo Pão de Açúcar marcou o fim de uma era para a rede, que gradualmente teve suas lojas convertidas para a marca do novo proprietário.
Mas, para saber mais histórias como essa envolvendo grandes nomes do varejo, clique aqui.*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.