EITA

Vendida à Fiat: O triste dia em que montadora de carros gigantes fechou as portas no Brasil


Montadora / Logo da Fiat - Montagem TVFOCO

Fiat comprou montadora do Brasil

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os carros se tornaram uma verdadeira paixão mundial, principalmente, pela praticidade. Nesse sentido, podemos citar uma série de montadoras que se tornaram queridinhas em todo o mundo, como a Fiat, Volkswagen, Chevrolet, dentre outras.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma montadora de carros que acabou fechando suas portas sendo vendida para a Fiat. Para quem não sabe, estamos falando a respeito da Fábrica Nacional de Motores, que ficou muito conhecida durante sua história, como “Fenemê”.

A montadora brasileira foi concebida inicialmente para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis. Toda sua história se iniciou no ano de 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos.

Fiat comprou montadora gigante do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Fiat comprou montadora gigante do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Com fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a partir de 1949 a Fenemê ampliou sua atuação e passou a fabricar caminhões e automóveis, dando início à primeira linha de montagem de caminhões brasileira. Após alguns anos produzindo modelos nacionais, FNM passou a ser controlada pela empresa Alfa Romeo.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A Fábrica Nacional de Motores foi uma das gigantes do Brasil - Foto: Internet
A Fábrica Nacional de Motores foi uma das gigantes do Brasil – Foto: Internet

Segundo o portal Revista Caminhoneiro, em 1973, a Fiat comprou parte das ações da Alfa Romeo, e em 1976 assumiu total controle da empresa italiana. Em 1985, já administrada pela Iveco, empresa italiana pertencente ao grupo Fiat, a FNM encerrou suas atividades no Brasil devido à queda nas vendas de caminhões.

Veja também

Qual a maior montadora de carros do mundo?

Segundo informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano consecutivo.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br