Deu O Que Falar

Deu O Que Falar

Arrancada do ar, vendida à rival e encerramento de transmissões: A triste extinção de emissora de TV amada

Emissora amada chegou ao fim (Foto: Reprodução/Luiz Thunderbird/Instagram/Freepik)
Emissora amada chegou ao fim (Foto: Reprodução/Luiz Thunderbird/Instagram/Freepik)

Emissora de TV que fez sucesso entre milhões de brasileiros deixou de existir e hoje sinal exibe conteúdo inimaginável

Jovens brasileiros tiveram a oportunidade de acompanhar uma programação rica em entretenimento, música e humor. O que para muitos era um caso de sucesso sem expectativa de crises, se tornou o fim de uma emissora de TV que até hoje deixa saudade.

Esse canal surgiu através de um acordo entre uma famosa editora brasileira com uma empresa estadunidense, que até hoje é referência em produções ao público jovem.

A MTV Brasil surgiu em 1990 e rapidamente chamou atenção dos telespectadores, justamente em um tempo em que ainda não existia internet. A premissa era simples: entreter jovens através de informações do mundo pop e de músicas novinhas.

A emissora era uma Joint Venture (aliança entre empresas) entre o Grupo Abril e a MTV Networks, proprietária da emissora MTV original, dos Estados Unidos.

Elenco da primeira fase da emissora, com Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle (Foto: Divulgação/MTV Brasil)
Elenco da primeira fase da emissora, com Zeca Camargo, Maria Paula e Astrid Fontenelle (Foto: Divulgação/MTV Brasil)

CRISE E EXTINÇÃO

Em 2013, o Grupo Abril se afundou em uma grave crise e iniciou o processo de devolução da marca MTV para a Viacom, que é dona do formato. O canal passou um tempo reprisando conteúdos que fizeram história em sua programação antes de encerrar de vez os trabalhos, em 30 de setembro daquele ano.

Veja também

A rede deixou de exibir o conteúdo da Abril Radiodifusão e passou a retransmitir os programas da então Ideal TV. Em 18 de dezembro de 2013, Fábio Colletti Barbosa, presidente do Grupo Abril, anunciou a venda das concessões pertencente a Abril Radiofusão ao Grupo Spring de Comunicação, que publica a edição brasileira da Rolling Stone. A notícia é do Notícias da TV.

A venda aconteceu a José Roberto Maluf, ex-vice-presidente do SBT e da Band, e atual presidente da TV Cultura. De acordo com o Portal Imprensa, o valor da transação, supostamente, girou em torno de R$ 200 milhões.

QUAL CANAL OCUPA O SINAL DA MTV BRASIL?

A Ideal TV funciona no lugar da antiga MTV Brasil. A principal fonte de renda da emissora é a exibição de cultos da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago.

Marimoon e Titi Müller no extinto "Acesso MTV" (Foto: Divulgação/MTV Brasil)
Marimoon e Titi Müller no extinto “Acesso MTV” (Foto: Divulgação/MTV Brasil)

🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona