“Ver TV” discute a escassez de atrações para os jovens nas emissoras do país

[caption id="attachment_347944" align="aligncenter" width="625"] Programação para público adolescente em pauta na TV Brasil[/caption] Programas infantis e para adultos não faltam na televisão brasileira, mas atrações dedicadas ao público juvenil ainda são escassas nas emissoras do país. Esta é a constatação…

18/03/2015 15:53

3 min

Programação para público adolescente em pauta na TV Brasil
Programação para público adolescente em pauta na TV Brasil
Continua depois da publicidade
Programação para público adolescente em pauta na TV Brasil

Programação para público adolescente em pauta na TV Brasil

Continua depois da publicidade

Programas infantis e para adultos não faltam na televisão brasileira, mas atrações dedicadas ao público juvenil ainda são escassas nas emissoras do país. Esta é a constatação do programa “Ver TVdesta sexta (20), às 20h, na TV Brasil.

Para debater os motivos dessa tendência, o apresentador Lalo Leal recebe o professor de psicologia da PUC São Paulo, Carlos Eduardo Freire; o roteirista de TV, Marcos Lazarini, que foi coordenador de roteiros da série “Pedro e Bianca”, exibida pela TV Cultura; e o produtor-executivo da produtora Conteúdos Diversos, Sérgio Lopes, responsável pela série adolescente Zica e os Camaleões, exibida na faixa “Diversão em Série” da TV Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com o professor Carlos Eduardo Freire é preciso compreender os dilemas que os jovens enfrentam e ser responsável com o conteúdo apresentado.

“É importante entender o que se passa nesse momento da vida que a gente chama de adolescência: a suscetibilidade do adolescente a um modelo de conduta que é oferecido. Considero que a televisão deveria levar isso em conta e ser muita cautelosa”, pondera o estudioso.

Continua depois da publicidade

A televisão tem que se reinventar”, sentencia o roteirista Marcos Lazarini. “Prefiro acreditar que entre as cabeças que estão decidindo o que vai ser produzido ou exibido pela televisão, existam aqueles capazes de entender que reinvenção não precisa e nem deve passar por uma gratificação instantânea do público. Ou seja, a conquista do público oferecendo aquilo que supostamente ele quer ver”, avalia o renomado profissional.

Leia também

O produtor Sérgio Lopes analisa a forma de falar com o público adolescente.

Continua depois da publicidade

“Os jovens querem ver aquilo que eles se identificam, e não os clichês que os adultos acham que os jovens se identificam”.

O Ver TV também entrevista outros especialistas em programação jovem nas emissoras brasileiras. A professora de psicologia da Universidade Federal do Ceará, Luciana Lobo Miranda, analisa as representações do adolescente na televisão.

Continua depois da publicidade

A jovem Priscila Lima, protagonista da série Brilhante Futebol Clube, exibida na TV Brasil, comenta o trabalho realizado para desenvolver um conteúdo para adolescentes.

Já a professora de comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Danielle Pini Galvão, escreveu uma dissertação de mestrado sobre a série Confissões de Adolescente. Ele analisa a produção, reflete sobre o espaço dedicado aos adolescentes na TV e sugere como criar uma identificação com esse público.

Serviço:

Ver TV – sexta-feira (20) às 20h, na TV Brasil.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Autor(a):