CONFIRA

Pagamento do 13º salário do INSS finalizado: Desvendada verdade se Lula liberará o 14º a aposentados em 2024

22/06/2024 às 22h08

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Pagamentos do 13° salário são finalizados e notícia bombástica sobre a verdade da liberação do 14° do INSS por Lula agora em 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pela distribuição das de aposentadorias e pensões dos segurados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Neste ano, os beneficiários do órgão tiveram grande notícias, isso porque o 13° salário foi antecipado, e ainda surgiram novidades sobre o 14°, que, inclusive, hoje falaremos sobre a verdade da liberação desse benefício aos aposentados em 2024. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e veja se realmente o presidente Lula irá pagar o abono ou não.

Em março deste ano, o Presidente Lula confirmou a antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Vale dizer que, o décimo terceiro, é um abono extra depositado anualmente para os beneficiários da autarquia. Com os valores calculados com base no benefício mensal e há quanto tempo ele está ativo, segundo o porta oficial do Santander.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diferença nos valores pagos é que os beneficiários mais recentes têm um cálculo proporcional ao período de concessão. Já os mais antigos, recebem o equivalente ao benefício mensal. A primeira correspondeu a 50% do benefício e foi paga entre os cinco últimos dias úteis de abril e cinco primeiros dias úteis de maio. Já a segunda, caiu na folha de pagamento do mês de maio, sendo entre os cinco últimos dias úteis de maio e cinco primeiros dias úteis de junho.

13° salário do INSS antecipado por Lula (Reprodução: Internet)
13° salário do INSS antecipado por Lula (Reprodução: Internet)

Dessa forma, com o pagamento do 13° salário dos aposentados concluído, outro assunto voltou a correr entre os segurados do INSS: o 14°. Vale dizer que, hoje, iremos desvendar de uma vez por todas a verdade se Lula irá liberar o benefício aos aposentados agora em 2024. Bom, voltou a circular nas redes que será votado um projeto de lei que institui o décimo quarto salário para aposentados, no entanto, a informação é falsa.

Continua após o Veja Também

Veja também

14° salário do INSS

Segundo o portal oficial do Senado, no momento, não existe nenhuma proposta legislativa para instituir um 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS em andamento no Senado. Vale dizer que, recentemente, houve uma chuva de fake news sobre o assunto nas redes sociais. Em 2020, havia uma proposta bastante parecida com a atual que institui o décimo quarto, era de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), no entanto, a matéria não foi aprovada, e não se encontra mais em análise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

14° salário é apenas um Projeto de Lei que ainda precisa de aprovação (Reprodução: Internet)
Pagamento do 14° salário do INSS (Reprodução: Internet)

Dessa forma, vale frisar que, a última atualização do Projeto de Lei do 14° salário, foi ainda em 2022, e segue em tramitação. Recentemente, o ministro de Lula, Carlos Lupi, cravou que um fator de grande destaque no impedimento da confirmação efetiva do benefício é a questão orçamentária. Portanto, uma aprovação dependeria da disponibilidade de recursos orçamentários do Governo Federal.

Vale dizer que junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto. Assim, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara. Desse modo, em 2024 ainda se esperam sinais de avanço na aprovação do projeto, o que deixa os brasileiros ansiosos pelo benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS expõe 2 regras para liberação do 14° salário (Foto: Reprodução / Pronatec)
14° salário do INSS (Foto: Reprodução / Pronatec)

Qual o valor do salário mínimo de 2025?

Segundo as informações do portal ‘UOL’, o salário mínimo previsto para 2025 tem alta de 2,6% além da inflação. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) apresentada pelo governo ao Congresso Nacional propõe um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo em 2025, dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.502.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

14° salário
INSS
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.