Foco na TV

Vexame: pessoas que tentaram enganar todo mundo na TV, mas foram desmascaradas

A TV brasileira já foi "trollada" diversas vezes. (Foto: Montagem/Reprodução)
A TV brasileira já foi “trollada” diversas vezes. (Foto: Montagem/Reprodução)

Antes mesmo do boom das redes sociais e das famosas “fake news”, a TV deu espaço a espertalhões que tentaram se dar bem enganando todo mundo, e isso inclui os próprios canais. Porém, conferindo a veracidade da expressão “mentira tem perna curta”, eles desfrutaram da fama por pouco tempo e acabaram desmascarados, quase sempre passando vexame e tornando sua situação ainda pior do que se encontrava inicialmente.

Existem casos clássicos e mais antigos, como os de vários “paranormais” que ganharam espaço no Fantástico, da Globo, que mais tarde criaria um quadro estrelado pelo saudoso Padre Quevedo (O Caçador de Enigma), que era especialista em desmascarar charlatões. Porém, vamos relembrar aqui quatro pérolas mais recentes, mas não menos marcantes, e com algumas delas beirando o absurdo, algo que só poderia realmente ocorrer na televisão brasileira.

O feitiço virou contra o feiticeiro e o Pânico caiu na pegadinha das "tchecas". (Foto: Reprodução)
O feitiço virou contra o feiticeiro e o Pânico caiu na pegadinha das “tchecas”. (Foto: Reprodução)

AS TCHECAS

Esse é um caso que marcou a história do Pânico, e que no fim das contas, tornou-se uma “jogada de mestre”, ou nesse caso, uma grande “jogada de marketing”, apesar de ter feito muita gente “cair como um pato” na história.

O Pânico, que entre outras características, era conhecido por suas “trollagens”, inclusive com o famoso quadro “O Impostor”, provou do próprio veneno em 2011, época em que ainda estava no ar na RedeTV!.

+ O mistério e a história chocante por trás da reclusão de Ana Paula Arósio

A história teve início quando duas beldades, que atendiam pelos nomes de Michaela e Dominika, e que diziam ter nascido na República Tcheca, começaram a bombar na internet com um blog intitulado We Luv Brazil, no qual apareciam em poses sensuais e revelando o desejo de conhecer o Brasil. O Pânico não pensou duas vezes e tratou de trazer as duas para o país. No dominical, Michaela e Dominika protagonizaram um reality, intitulado “As Tchecas do Brazil”, onde conheciam alguns estados do país, na companhia de Sabrina Sato.

A atração foi um sucesso e ficou no ar por dez semanas. Porém, em maio de 2011, enquanto o Pânico se preparava para exibir o último episódio do reality, veio a revelação: as duas garotas, que na verdade eram de origem inglesa, haviam sido contratadas pela cerveja Proibida para armarem toda essa história, que fazia parte da campanha de lançamento da marca, e que o espaço cedido às duas na TV não passava de uma estratégia de marketing viral, sem o conhecimento do programa. Para piorar a situação, o dominical da RedeTV! tinha contrato de exclusividade com outra marca de cerveja: a Skol.

Enganado, o Pânico tirou o quadro do ar e evitou falar sobre o assunto novamente. O caso chegou a ir parar na Justiça, com a RedeTV! movendo um processo contra a empresa responsável pela cerveja. Porém, o objetivo da marca já havia sido alcançado.

Marcelo Nascimento da Rocha foi entrevistado por Amaury Jr. (Foto: Reprodução)
Marcelo Nascimento da Rocha foi entrevistado por Amaury Jr. (Foto: Reprodução)

O FALSO EMPRESÁRIO

Marcelo Nascimento da Rocha é considerado por alguns “o maior pilantra” da história do país. Armando golpes e envolvido com o tráfico de drogas desde a adolescência, o paranaense ganhou fama em 2001, quando conseguiu se passar pelo empresário Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol.

Com uma perspicácia e poder de persuasão impressionante, Marcelo se hospedou em hotéis de luxo, pilotou jatos e helicópteros, gastou mais de R$ 100 mil em comidas e bebidas à custa de bajuladores, e chegou até a se relacionar com modelos e atrizes da Globo, apenas se passando pelo personagem.

+ Martelo batido: saiba qual é a melhor novela da história da TV brasileira

E o grande marco na vida do golpista foi quando ele teve a audácia de conceder uma entrevista a Amaury Jr. e ao seu programa na Record, durante o Recifolia de 2001, fingindo ser Henrique Constantino. Com conhecimento prévio sobre aviação, Marcelo respondeu algumas perguntas de Amaury sobre a Gol com desenvoltura, e conseguiu convencer a todos de que realmente era o empresário.

“Quando o Amaury me chamou, fiquei gelado, pensei ‘e agora?’, mas apenas relatei as novidades que a própria imprensa havia divulgado”, declarou Marcelo em entrevista à revista Época. Ele foi descoberto e preso quando dava carona num jato aos atores Ricardo Macchi, Marcos Frota e Carolina Dieckmann.

A história de Marcelo virou livro, documentário e ainda inspirou um filme, intitulado Vips, estrelado por Wagner Moura e lançado em 2011. O longa também retratou a famosa entrevista do paranaense a Amaury Jr., e curiosamente, com a participação especial do próprio apresentador. Hoje, o paranaense dá palestras sobre o poder da persuasão, mas garante que agora usa suas habilidades apenas para o bem.

ET Bilu ganhou destaque em alguns programas na TV. (Foto: Reprodução)
ET Bilu ganhou destaque em alguns programas na TV. (Foto: Reprodução)

O ET BILU

A TV brasileira adora casos de mistério, que geralmente prendem o público e garantem bons índices de audiência. Foi então que a história do ET Bilu se ofereceu como um prato cheio para programas do SBT, Record, Band e RedeTV!.

No final de 2010, o ufólogo e paranormal Urandir Fernandes de Oliveira garantiu ter descoberto um ser extraterrestre, apelidado de Bilu, que se comunicava com os seres humanos em uma mata na cidade de Corguinho, no Mato Grosso do Sul.

Programas como o Domingo Espetacular e o SuperPop deram destaque ao caso e chegaram a enviar repórteres para entrevistar o suposto ser alienígena, que tinha uma voz infantil.

Em meio à escuridão, e com a constante orientação de Urandir e sua equipe para que a produção dos programas não utilizasse nenhum tipo de iluminação no local, Bilu surgia atrás de arbustos, com seus olhos brilhantes, e mandava recados aos terrestres, como o famoso “Busquem conhecimento”.

A história, no entanto, não convenceu nenhum pouco peritos e especialistas no assunto. Com auxílio de equipamentos ultramodernos e sensíveis à iluminação, ficou constatado que era o próprio Urandir quem manipulava o “alienígena” e fazia a sua voz. O ufólogo já havia sido acusado por charlatanismo e estelionato anos antes, negociando terrenos em uma área, que segundo ele, é visitada por extraterrestres, mas nunca admitiu a mentira por trás do caso do ET Bilu.

A grávida de Taubaté gerou comoção, mas depois virou piada. (Foto: Divulgação)
A grávida de Taubaté gerou comoção, mas depois virou piada. (Foto: Divulgação)

A GRÁVIDA DE TAUBATÉ

Este é um caso clássico, e talvez o mais famoso de todos envolvendo mentirosos na TV brasileira, rendendo memes e referência nas redes sociais até hoje.

Em 2012, Maria Verônica Aparecida César Santos ficou conhecida no Brasil inteiro pela sua “gravidez” de quadrigêmeos, na cidade de Taubaté, em São Paulo. O caso inusitado virou pauta de diversos programas, entre eles o Hoje em Dia, da Record, que explorou o drama da pedagoga com sua enorme barriga, mesmo que sempre aparecesse coberta pelos vestidos. Em uma edição ao vivo do matinal, o caso da mulher chegou a gerar comoção entre os apresentadores.

Porém, logo surgiram as desconfianças, e a própria Record, que havia destacado o caso, resolveu se empenhar em investigá-lo melhor. A equipe do Domingo Espetacular descobriu que a pedagoga nunca havia sido examinada por um médico, e que o ultrassom apresentado por ela era falso.

O cerco se fechou, e pouco tempo depois veio a revelação: Maria Verônica nunca esteve grávida. A pedagoga, que havia recebido diversas doações, em virtude da grande repercussão do seu caso, estava utilizando uma barriga falsa, de silicone com enchimento de tecido. Nem mesmo o marido sabia que a gravidez era falsa, algo que foi confirmado pelo advogado da mulher, que “sumiu” após a revelação.

Apesar de parecer ingenuidade dos programas ao dar espaço à pedagoga sem antes averiguar melhor o caso, Chris Flores, uma das apresentadoras do Hoje em Dia na época, revelou, anos depois, em entrevista ao The Noite, do SBT, que sempre desconfiou da gravidez.

“Eu falei: ‘gente, não posso fazer o programa porque acho que ela não está grávida’. Daí a levaram no meu camarim, falaram para eu conversar com ela. Eu conversei e joguei a real: ‘eu acho que você não está grávida! Preciso ver a sua barriga para saber que você está’. Ela começou a chorar. Estava com filho do lado, começou a gritar, a me humilhar”, disse.

“Ela começou a falar que ia embora. Tanto que, no início do programa eu não estou, mas depois eu falei ‘tá bom, vamos fazer uma boa ação, ela pode estar precisando’. Ela ganhou tudo para as quatro crianças que estavam na barriga dela, e não queria devolver depois. Quando ela saiu do ar, eu falei com um repórter que ia acompanhá-la até Taubaté. Eu falei ‘vai pra Taubaté e descubra, porque essa mulher não está grávida e eu quero desmascarar ela’. Dito e feito. No mesmo dia, ele foi no médico e descobriu que aquela ultrassonografia não era dela, ela tinha roubado da internet”, disparou.

Desmascarada, Maria Verônica teve que devolver os itens que recebeu de doações, inclusive do Hoje em Dia, e chegou a ser processada pelo Ministério Público. Segundo a família e o advogado, a pedagoga demonstrou arrependimento, teve acompanhamento psicológico e mudou de vida após todo o ocorrido. A farsa, no entanto, ficou marcada na história da TV e virou símbolo folclórico.

Lembra de mais algum caso marcante de pessoas que enganaram o público na TV, mas logo foram desmascaradas? Então deixe o seu comentário abaixo.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;