ALERTA!

Contaminação com vidro e proibição da Anvisa: A retirada urgente da 3º maior marca de chocolates do Brasil

31/05/2024 às 13h10

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa fez proibição contra marca de chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão cravou uma proibição contra a 3° maior marca de chocolates do Brasil devido à contaminação com vidro

A 3° maior marca de chocolates do Brasil teve dois de seus produtos proibidos e retirados às pressas dos mercados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à constatação de contaminação com vidro em suas composições. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Anvisa, para quem não sabe, é o órgão regulador de qualidade e segurança de diversos tipos de produtos e serviços no Brasil, sendo responsável por fazer a fiscalização daquilo que a compete. Identificando rapidamente qualquer problema envolvendo a segurança e saúde dos consumidores e alertando a todos sobre o devido problema.

Dessa vez, como mencionamos anteriormente, falaremos sobre a proibição da autarquia contra a 3° maior marca de chocolate do país, que precisou ter dois de seus produtos arrancado às pressas dos mercados. Vale dizer que, a maioria das pessoas ama chocolate, sendo um dos doces mais consumidos no mundo, por isso a importância da ação da Anvisa.

Anvisa decretou a retirada imediata dos mercados de 3 marcas populares (Foto: Reprodução Internet)
Marca de chocolate teve proibição cravada pela Anvisa (Foto: Internet)

No dia 18 de outubro 2022, segundo as informações do portal ‘G1’, a Anvisa proibiu a comercialização e distribuição de dois lotes da marca de chocolates Garoto, pelo fato de poder conter risco de conter fragmentos de vidros em suas composições. A notícia deixou o Brasil inteiro surpreso, visto que a marca é uma das maiores do mercado no país.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Tratava-se da barra de chocolates sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, com o recolhimento imediato desses sabores com os lotes de identificação: 225212941G e 225312941G. Vale destacar que, na época, os outros produtos da Garoto seguiram próprios para o uso.

Veja também

Os dois lotes que foram retirados do mercado na época (Reprodução: Internet)
Os dois lotes que foram retirados do mercado na época (Reprodução: Internet)

Posicionamento oficial da Garoto

A Garoto, em uma nota enviada ao portal ‘G1’, na época, informou que muito rapidamente fizeram o recolhimento dos sabores que estavam correndo o risco de contaminação com vidros. Assim, seguindo rigorosamente as orientações da Anvisa, e priorizando a segurança de seus consumidores. A seguir, confira o que a empresa disse.

“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.

Esses foram o chocolates da Garoto afetados na época (Foto: Reprodução/ Internet)
Esses foram o chocolates da Garoto afetados na época (Foto: Reprodução/ Internet)

A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.

A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição.

A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e sacgaroto@garoto.com.br para contato.”

O que aconteceu depois?

Vale destacar que, o problema ocorreu de forma pontual, afetando somente os dois lotes citados. Logo, a situação foi resolvida, ou seja, os produtos foram retirados de circulação. Atualmente a Garoto funciona normalmente vendendo seus produtos em todo o Brasil e cumprindo todas as determinações da Anvisa.

Anvisa - Foto: Reprodução
Anvisa – Foto: Reprodução

A Garoto

A Garoto, uma empresa de excelência e bom funcionamento, foi fundada em 16 de agosto de 1929, por um imigrante alemão, em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a própria marca, ela é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, contando com um portfólio de aproximadamente 70 produtos.

Presente em mais de 50 países, segundo a ‘Wikipédia’, hoje a Garoto é a 3° maior fabricante de chocolates do Brasil. Seus maiores sucessos são suas caixas de bombons, com uma grande variedade de sabores e os tabletes familiares da marca. A empresa possui muito renome no nosso país e faz de tudo para melhor atender os seus consumidores.

Garoto é uma das principais marcas de chocolate (Reprodução: Internet)
Garoto é uma das principais marcas de chocolate (Reprodução: Internet)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria, neste link, pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo aplicativo ‘Fale com a Ouvidoria’. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.