Marcas tradicionais de café receberam severa proibição da ANVISA, após comprovação chocante e essa é a situação hoje (23)
E a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), baixou severa proibição contra 2 marcas de uma querida e tradicional bebida que está presente na maioria dos lares brasileiros
Estamos falando do bom e velho café! Considerado um dos grãos mais importantes do país, muitos alegam nao viver sem ele e o consomem em diversas horas no dia.
Mas 2 marcas que comercializam esse tipo de produto, acabou tomando severa proibição da ANVISA após descoberta que potencialmente afetaria a saúde de milhares.
Segundo a entidade, a análise foi feita com base no regulamento técnico da ANVISA e foram encontrados restos de um inseto morto no café da marca Melitta.
De acordo com o portal O Globo, a agência reguladora afirmou na época que a cada 25 gramas de café podem ter até 60 fragmentos de insetos.
E de todas as marcas, o café Mellita revelou a presença de 13 fragmentos de insetos e um inseto inteiro morto em 25g de amostra, o que desrespeita à legislação, que não prevê a presença de insetos inteiros mortos.
Manifestação da marca Melitta:
Em relação aos testes realizados pelo Instituto Proteste com um lote especifico do café em pó Tradicional embalagem de 500g da Melitta do Brasil, a empresa responsável afirmou que DESCONHECIA os procedimentos utilizados para o teste dos produtos.
Fora isso a marca Mellita reiterou que prima pela qualidade, atende e respeita todas as regras da legislação aplicada pela ANVISA:
“A marca sempre teve como prioridade entregar a excelência no produto final e, para isso, possui diversos processos de controle, além de certificados que comprovam o alto nível de qualidade em seus processos, como:
Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café)
Certificado ISO 9001 de gestão de qualidade
Programa de Qualidade do Café da ABIC
Programa de Boas Práticas de Fabricação
VALE DESTACAR QUE A EMPRESA REALIZA ANÁLISES PERÍODICAS COM LABORATÓRIOS RENOMADOS E QUE EM NENHUM MOMENTO foram encontradas as irregularidades divulgadas pelo Instituto Proteste”
Por respeito e responsabilidade ao consumidor, a Melitta do Brasil SE COMPROMETEU NA ÉPOCA A recolher o lote em questão para refazer as análises.
Inclusive a empresa que denunciou a marca, a Proteste, entrou em contato com o TV Foco, e disponibilizou os resultados um teste mais recente feito com o Café Melitta, ocorrido em 2019 e segundo o próprio órgão, a marca FOI MUITO BEM AVALIADA.
Ao procurar a marca nos principais mercados e pontos de vendas, o TV Foco constatou hoje (23) que a mesma segue vendendo seus produtos normalmente nos mercados e nas principais lojas de e-commerce como podem na imagem abaixo:
2- Café com vidro:
Já em março do último ano de 2023, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), baixou uma proibição contra uma marca famosinha de café após grave risco detectado.
Vale dizer que o bom e velho café é considerada uma das bebidas mais amadas entre os brasileiros. Ela é tão importante que muitos alegam não conseguir viver sem ela.
A marca em questão se trata da mineira Café da Terra, pertencente a empresa Café Terra do Rei LTDA, cuja qual atua no mercado desde o ano de 2012, localizada na cidade de Três Corações, MG.
O lote proibido em questão correspondia ao produto Café Moído e Torrado, cuja data de validade era 27/04/2023.
Essa medida foi motivada após terem sido encontrados fragmentos de VIDRO em meio a sua composição de acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 997.
A mesma foi devidamente publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), e a análise foi executada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, localizado no Rio de Janeiro.
Devido a isso a ANVISA determinou que esses lotes fossem imediatamente suspendidos e arrancados de todos os mercados em caráter de urgência.
A presença de vidro em alimentos, além de apresentar um risco enorme à saúde e a integridade física humana, ainda constata a falta de boas práticas no momento da fabricação,
Qual a situação da marca “Café da Terra do Rei” hoje?
VALE DESTACAR que até o momento, NÃO FOI ENCONTRADA nenhuma declaração da empresa citada a respeito do ocorrido, lembrando que o espaço para o posicionamento da marca segue aberto.
Porém, de acordo com apurações feitas no dia de hoje (23/04), ao que tudo indica, a situação foi DEVIDAMENTE resolvida e a marca voltou a ser comercializada normalmente.
Em suas redes sociais oficiais, a marca conta com 2.543 seguidores e em sua página é compartilhado diariamente dicas sobre o café assim como as novidades da marca.
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.
Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.
Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.
Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...
Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.