CHOCANTE

Substância perigosa: A proibição da ANVISA contra 2 bebidas populares às pressas


A proibição da Anvisa contra 3 marcas de bebidas (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa surpreendeu ao realizar uma proibição contra marcas de bebidas

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa é a grande responsável pelo monitoramento de todos os alimentos e bebidas que vão para os supermercados, e quando identifica alguma irregularidade, que possa provocar problemas aos consumidores, elas são rapidamente retiradas dos pontos de vendas.

Diante dessa situação, de acordo com o portal Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, a Anvisa informou em junho de 2023 a proibição da comercialização de algumas marcas de água que são bastante famosas.

SAIBA MAIS! Gigante de shopping do RJ lacrada e risco de câncer: ANVISA proíbe e arranca 2 queridinhos das mulheres

As marcas atingidas foram a Qualitá, Carrefour, Attiva e Ág. Raras, das fontes Bananal e Bananal I, da empresa BCA Indústria e Comércio de Bebidas. A medida foi tomada pela contaminação por Coliformes Totais, Escherichia coli e Enterococus.

De acordo com o portal Três Rios Prefeitura, caso a empresa e os supermercados não tomem essas medidas aplicadas pela Anvisa, vai se configurar como infração de natureza sanitária de acordo com o previsto na Lei Federal no 6437 de 20 de agosto de 1977.

Veja também

Essas bactérias, quando presentes em níveis elevados em alimentos, indicam contaminação fecal. Essa presença pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia e cólicas, podendo evoluir para complicações mais sérias em alguns casos.

É importante pontuar que o comunicado ocorreu em junho de 2023, onde as medidas necessárias foram tomadas pela Anvisa. Atualmente, não foram encontradas informações atualizadas sobre a proibição em questão ou o estado atual dos poços.

Marcas de água foram arrancadas dos mercados pela Anvisa. Foto: Reprodução/Internet
Marcas de água foram arrancadas dos mercados pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É A OUTRA MARCA DE BEBIDAS PROIBIDA PELA ANVISA?

Já a Natville, marca de leites, por exemplo, também foi suspensa pela Anvisa, após ter sido registrada a falta de condições de higiene ou controle de qualidade, além de não ter autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária para a produção. A medida foi determinada em janeiro de 2023.

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) em sua petição disse que além do risco para a saúde pública, também foi evidenciado que a indústria possivelmente adulterou seus produtos, ao colocá-los à disposição do consumo humano com a aparência e as características de outro produto.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)
A Anvisa é responsável pela fiscalização de todos os produtos (Foto: Reprodução / Pronatec)

A suspensão envolveu o leite UHT integral, o leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg) que tenham sido fabricados entre janeiro e maio de 2023. Atualmente a produção foi normalizada, segundo informações do site da empresa.

A Natville não publicou nada em suas redes sociais, sem fazer referência a ação da Vigilância Sanitária. No seu site oficial, entretanto, uma nota foi publicada:

Nota da Natville (Reprodução - Site oficial)
Nota da Natville (Reprodução – Site oficial)

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]