CONFIRA

Falta de higiene e produtos vencidos: Vigilância Sanitária obriga pizzaria tradicional a fechar as portas


Vigilância Sanitária obriga pizzaria tradicional a fechar as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão fechou o local devido às condições insalubres apresentadas

A Vigilância Sanitária é um órgão muito importante vinculado às secretarias estaduais e municipais de saúde que visa a segurança populacional. Hoje falaremos sobre uma pizzaria tradicional que foi obrigada a fechar as portas, após determinação do órgão fiscalizador.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Segundo informações do portal ‘Terceira Via’, no dia 03 de abril de 2023, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, interditou uma pizzaria localizada no bairro Parque Turf Club, no município do Rio de Janeiro, devido a sérias infrações às normas de higiene. Vale destacar que o nome do estabelecimento não foi divulgado.

Foi confirmado pela Vigilância Sanitária que a pizzaria estava armazenando alimentos de forma inadequada, manipulando-os de maneira incorreta, mantendo níveis insuficientes de higiene, sem ligação da rede de abastecimento de água (fazendo uso de poço artesiano) e armazenando em abundância de farinha de trigo vencida.

Falta de higiene no local (Foto: Reprodução/ Internet)
Falta de higiene no local (Foto: Reprodução/ Internet)

Além disso, foram encontrados outros alimentos com datas de validade expiradas. Na época, a equipe de fiscalização também apreendeu aproximadamente 1.600 kg de alimentos considerados impróprios para o consumo. Dessa forma, o órgão interditou o local que teve de fechar as portas até regularizar a situação.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Alimentos guardados inadequadamente (Foto: Reprodução/ Internet)
Alimentos guardados inadequadamente (Foto: Reprodução/ Internet)

Não parou por aí…

Além da pizzaria, no mesmo dia os fiscais da vigilância sanitária foram em um estabelecimento e encontraram aproximadamente uma tonelada de biscoitos em um depósito localizado no Parque Calabouço, em Guarus. Assim como o estabelecimento do caso anterior, este não teve o seu nome divulgado pelas autoridades.

Veja também

Ao inspecionar o local, a equipe de fiscalização deparou-se com uma situação alarmante, identificando que os produtos estavam armazenados de maneira totalmente inadequada e, para piorar, nas proximidades dos alimentos havia veneno para ratos.

Biscoitos armazenados de forma irregular proximo a veneno para ratos (Foto: Reprodução/ Internet)
Biscoitos armazenados de forma irregular proximo a veneno para ratos (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo declarações feitas ainda por Vera Cardoso, assessora chefe da Vigilância Sanitária, em ambos os casos, foi determinado que os proprietários (tanto do depósito, como da pizzaria) cumprissem uma série de exigências para conseguir reabrir os estabelecimentos.

Vale destacar que, na época, os alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados adequadamente no aterro sanitário, garantindo que não representassem nenhuma ameaça à saúde pública.

Situação hoje

Após apuração dos fatos, não foram encontradas nenhuma atualização sobre os casos. Além disso, também não foram encontradas declarações ou notas de esclarecimento por parte das empresas envolvidas nos casos. Portanto, não há como descrever precisamente a situação atual dos empreendimentos.

A vigilância sanitária é responsável por boa parte das fiscalizações (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
A vigilância sanitária é responsável por boa parte das fiscalizações (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)

O que a Vigilância Sanitária fiscaliza?

A VISA abrange ações de controle sanitário sobre bens de consumo e serviços que, direta ou indiretamente, têm potencial de afetar a saúde pública, em quaisquer das etapas e processos realizados entre a produção, distribuição e o efetivo consumo.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br