Vitamina simples aumenta chance do tumor de câncer desaparecer

Uma vitamina simples aumenta a chances de fazer um temido tumor de câncer desaparecer. Aliás, o estudo acabou sendo feito no Brasil

05/06/2025 23:40

3 min

Câncer (Foto: Reprodução)
Câncer (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

Uma vitamina simples aumenta a chances de fazer um temido tumor de câncer desaparecer. Aliás, o estudo acabou sendo feito no Brasil

O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Elas se dividem rapidamente, e agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e órgãos. Podendo, inclusive, se espalhar por outras partes do corpo.

Continua depois da publicidade

Além disso, os tratamentos contra essas doenças não são nada fáceis. Isso porque eles são invasivos e podem deixar a saúde frágil. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que existe uma vitamina que pode aumentar a chance do tumor desaparecer após a quimioterapia.

Estamos falando especificamente a respeito do câncer de mama. Segundo o jornal O Globo, a vitamina D pode ser uma aliada do tratamento desse tumor. Trata-se de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp).

Continua depois da publicidade
Ilustração câncer de mama (Foto: Canva)
Ilustração câncer de mama (Foto: Canva)

Ele mostrou que a suplementação da vitamina D pode aumentar a eficácia da quimioterapia, de acordo com informações da Agência Fapesp. A substância desponta como potencial alternativa para drogas de difícil acesso, cujo objetivo também é aumentar a resposta à quimioterapia.

Estudo no Brasil

O estudo acabou sendo feito com um grupo de 80 mulheres com mais de 45 anos que estavam em tratamento no ambulatório de oncologia do Hospital das Clínicas da FMB-Unesp. Para um maior controle da pesquisa, ela acabaram sendo separadas em dois grupos.

Continua depois da publicidade

Assim, 40 participantes tomaram 2.000 UI (unidades internacionais) de vitamina D por dia, enquanto as outras 40 receberam comprimidos placebo. Após seis meses, 43% das participantes que usaram a vitamina D tiveram o desaparecimento da doença, contra 24% do grupo placebo.

Leia também

Câncer de mama - Foto: Internet
Câncer de mama - Foto: Internet

Vale lembrar que o resultado dessa pesquisa acaba abrindo caminho para uma investigação mais aprofundada sobre o papel auxiliar da substância na resposta ao tratamento oncológico. Cabe ressaltar que a vitamina D é um hormônio que atua na absorção de cálcio e fósforo.

Continua depois da publicidade

Considerações finais

Nessa matéria, falamos sobre uma importante vitamina que está ajudando no tratamento contra o câncer de mama. Segundo um estudo desenvolvido no Brasil, a suplementação da vitamina D pode aumentar a eficácia da quimioterapia.

Vitamina D (Foto: reprodução/ Internet)
Vitamina D (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual o câncer que mais mata no mundo?

O câncer de pulmão foi a principal causa de mortes por câncer (1,8 milhão de mortes, representando 18,7% de todas as mortes por câncer), seguido pelo câncer colorretal (900 mil mortes; 9,3%), câncer de fígado (760 mil mortes; 7,8%), câncer de mama (670 mil mortes; 6,9%) e câncer de estômago (660 mil mortes; 6,8%).

Continua depois da publicidade

Por fim, confira mais notícias sobre curiosidades clicando aqui.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a <a href="https://www.otvfoco.com.br/sala-gigante-cozinha-de-luxo-e-hidro-patricia-vive-nesta-mansao/">vida dos famosos</a> e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br