INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Martelo batido, VITÓRIA do INSS: Pagamento EXTRA acaba de ser confirmado a milhares de segurados HOJE (26)

Pagamento EXTRA do INSS acaba de ser confirmado a milhares – Foto: Reprodução/Internet

A notícia de pagamento extra do órgão caiu como um presente aos beneficiários

Indiscutivelmente, o INSS é um dos órgãos mais importantes e queridos pelos brasileiros. A autarquia, vale lembrar, é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.

E por falar na Instituição, uma notícia excelente acaba de ser anunciada nesta quinta-feira (26) e caiu como uma grande vitória aos segurados. A notícia diz respeito aos segurados que pedem um benefício, revisão e a resposta demora.

A situação é que os mesmos possuem direito dos atrasos, valores esses pagos pela Previdência Social, segundo a ‘Folha de S. Paulo’. Vale lembrar que, esses valores ​​são liberados tanto a quem faz o pedido administrativo, direto no INSS e para aquele que vai à Justiça e ganha a causa.

Todavia, é importante deixar claro que o pagamento depende de alguns fatores, como o tipo de pedido, se a solicitação é administrativa ou no Judiciário, valor total e se foi acrescentado um novo documento no processo.

Cartão do INSS - Foto: Reprodução/Internet
Cartão do INSS – Foto: Reprodução/Internet

Como receber os atrasados do INSS?

O cidadão que pede o benefício direto no INSS pode receber os atrasos desde o DER (Data de Entrada do Requerimento). Isso vale para aposentadorias por tempo de contribuição, idade e rural.

Veja também

Por sua vez, para benefícios como pensão por morte e auxílio-doença, a data de início da contagem dos atrasados ​​muda. Nesse caso, a data inicia a partir da morte do segurado.

Vale lembrar que essa regra é válida para pedidos realizados em até 90 dias depois do óbito, no caso de dependentes maiores de idade, ou em até 180 dias, se o dependente for menor. Já aqueles que ultrapassam os 90 ou 180 dias e só depois fazem a solicitação, recebem os retroativos do DER.

Pagamento EXTRA acaba de ser confirmado a milhares - Foto: Reprodução/Internet
Pagamento EXTRA acaba de ser confirmado a milhares – Foto: Reprodução/Internet

Na Justiça, os atrasos ​​são corrigidos pela Selic. Se for RPV, o valor é pago em até 60 dias depois da ordem de pagamento do juiz. Se for precatório, o pagamento é realizado uma vez ao ano, segundo o Orçamento do governo federal.

Vale lembrar que, no INSS os retroativos são quitados diretamente na conta onde o segurado recebe o benefício, a depender do valor. Caso sejam maiores que o teto do órgão 20 vezes, a liberação é realizada pelo PAB (Pagamento Alternativo de Benefício).

Nesse caso, é requerido uma ordem de um servidor do INSS e retirada pelo segurado ou seu advogado direto na companhia financeira.

 

Assuntos

INSS

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br