Grande VITÓRIA do INSS chega em pleno feriado (30): Lei em vigor garante aposentadoria ANTECIPADA a milhões

30/05/2024 às 6h15

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
INSS garante aposentadoria antecipada a milhões (Reprodução: Montagem TV Foco)

Milhares de pessoas podem ter a aposentadoria antecipada do INSS, mas você precisa saber como

A aposentadoria é um dos momentos mais desejados por todos os trabalhadores. Assim, uma vitória do INSS chega nesta quinta-feira (30), com uma lei que garante a antecipação para determinado grupo de pessoas.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Instituto Nacional do Seguro Social, um dos principais programas do governo, voltado aos aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, sempre emite um comunicado anunciando as suas novidades.

De acordo com o portal ‘O Antagonista’, desde janeiro de 2024 a política de aposentadoria no Brasil passou por algumas mudanças. Assim, permite que certas pessoas possam se aposentar mais cedo do que o esperado, sendo uma grande notícia para todos.

Aposentadoria é um dos momentos mais aguardados dos trabalhadores (Reprodução: Internet)
Aposentadoria é um dos momentos mais aguardados dos trabalhadores (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o site, as mulheres que contribuíram por 30 anos e os homens que contribuíram por 35 anos podem solicitar o benefício. Essa medida valoriza o esforço contínuo dos trabalhadores ao longo de suas vidas profissionais.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Portanto, se a pessoa começou a contribuir aos 20 anos de idade, com 55 ela já terá contribuído por 35 anos e solicitar a aposentadoria. Isso porque, de acordo com o ‘O Antagonista’, já teriam a solicitação permitida pelo INSS, mesmo não atingindo a idade mínima.

Veja também

INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

Veja as outras formas de se aposentar no INSS

  • Tempo de Contribuição + Idade Mínima: Neste caso, a idade mínima para se aposentar aumenta 6 meses a cada ano. Isso porque ela acompanha a expectativa de vida da população, que tende a aumentar;
  • Por Idade: Atualmente a idade começa aos 65 anos para homens e 62 para mulheres, ajustando-se escalonadamente;
  • Pedágio 50%: Houve a Reforma da Previdência em 2019 e àqueles que estavam perto de se aposentar, adiciona 50% do tempo que faltava para a aposentadoria;
  • Pedágio 100%: O trabalhador precisa completar os anos em que faltava para se aposentar antes da reforma;
  • Regra dos Pontos: Soma-se cada ano trabalhado, com cada ano de contribuição, até que se atinja uma pontuação mínima para se aposentar.
No Meu INSS dá para consultar todas as novidades sobre o programa (Reprodução: Internet)
No Meu INSS dá para consultar todas as novidades sobre o programa (Reprodução: Internet)

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada,surgiu no dia 27 de junho de 1990.

De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.