Principais operadoras de celular como a Claro, Tim e Vivo são atingidas por proibição inesperada da Anatel contra um dos serviços mais populares
A ANATEL publicou, nesta última terça-feira (9), um ato envolvendo uma proibição que tende a atingir as principais operadoras do país como a Claro, Tim e Vivo.
De acordo com o portal O Globo, agora será modificada às regras para a certificação de celulares e terminais de acesso à internet no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão estabelece que, a partir de 6 de abril de 2025, a autarquia homologará apenas dispositivos compatíveis com tecnologias 4G ou superiores.
Sendo assim, a medida também abrange terminais de acesso, como modems e outros equipamentos que não são celulares.
Apesar de focar na tecnologia dos aparelhos isso acaba impactando as operadoras uma vez que agora serão impulsionadas a se adaptarem ainda mais às novas exigências, tanto pelo ponto de vista estratégico como técnico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entendendo a exigência
Em suma, a atualização visa garantir que apenas dispositivos capazes de operar nas redes mais modernas entrem no mercado brasileiro após a data estabelecida.
Conforme nota divulgada pela ANATEL, o principal objetivo da medida é assegurar que os equipamentos homologados tenham compatibilidade com as redes de quarta e quinta gerações, evitando que se tornem defasados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$5,8 bilhões: ANATEL desce a caneta e traz fim de serviço vital de rival da Vivo no Brasil ainda em 2024
● Anatel ciente: Claro confirma FIM de serviço vital e atinge em cheio 100M de clientes em DEZEMBRO
● R$45 por mês e WhatsApp ilimitado: Nova operadora chega no Brasil pra aniquilar Vivo e Tim HOJE(28)
Já oferecem …
Ativar a conexão 5G em um celular Android compatível com a rede é uma tarefa simples.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Tech Mundo, um aparelho com acesso à Internet de quinta geração já tem essa conexão automática. Porém, é possível desativar e ativar a rede manualmente.
Não faltam modelos de smartphones vendidos por fabricantes como Samsung, Motorola, Xiaomi e outras com suporte à Internet 5G.
No Brasil, as principais operadoras de telefonia – Claro, TIM e Vivo – já oferecem essa banda de rede para os consumidores.
Como fazer a ativação do 5G no Android?
Para ativar a conexão 5 G, siga o passo a passo abaixo:
- Passo 1: Acesse o menu de Configurações do celular e toque em “Conexões“. Em seguida, selecione a opção “Redes móveis“;
- Passo 2: Toque em “Seleção de banda” e escolha entre as redes disponíveis, que podem ser 5G, LTE (4G), 3G e 2G.
O usuário pode ativar ou desativar a rede pelo mesmo caminho, caso prefira não usar a rede 5G ou queira reativá-la depois de um tempo.
Seguindo os dois passos acima, você já consegue ativar a Internet 5G em um celular Android desde já.
Conclusões finais:
A nova medida da Anatel, publicada nesta última terça-feira (9), que restringe a certificação de celulares e terminais de acesso àqueles compatíveis com tecnologias 4G ou superiores a partir de abril de 2025, representa um marco na modernização das telecomunicações no Brasil.