Audiência da TV Bastidores da TV Boletim de Notícias Comentários da Semana Destaque Exclusivo Leitores Fiéis Novelas em Foco Relembrando TV SBT TV Foco

Você lembra da novela “Vovô e Eu”, exibida pelo SBT em 1992?

           Pois é? A novelinha completa esse ano, 19 anos. Para os mais “velhos” que acessam o nosso site, podem até lembrar, mais no meu caso, eu nunca nem vi essa novela pois nasci em 1992, ano da exibição da novela.

Eu estava revirando arquivos de novelas mexicanas na internet e encontrei essa novela e descobri que ela foi o 2º maior sucesso no Brasil, em termos de folhetins mexicanos infantis. Descobri também que a novela “Poucas, Poucas Pulgas” é um remake dessa novela.

Veja a entrada da novela em espanhol (México) e em seguida em português (Brasil):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q8jDB6gaXco&feature=related[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pp-grJ5ITxw[/youtube]

Alessandra e Daniel são duas crianças que vivem em mundos totalmente diferentes, mas que terminam unidos pela amizade e os sonhos. Alessandra, é uma menina doce e terna que vive em um mundo de jardins, contos de fadas e sonhos de cristal, tem vestidos charmosos e uma infinidade de brinquedos. É uma menina cheia de fantasias e desejos de aventuras mágicas. Seus pais são muito ricos e possuem tudo o que seus desejos alcançam e imaginam.

Mas esse mundo está muito longe de Daniel, um menino que ficou órfão e fez da rua sua casa, pois com a morte de sua mãe, ele ficou desamparado, não conhece seus parentes, só sabe que o pai de sua mãe nunca a perdoou por ela ter se casado e a tirou de sua vida. Agora Daniel tem dinheiro apenas para comprar um bom par de sapatos.

O pequeno Daniel, que vive com seu cachorro Anselmo, primeiro conhece Joaquim um velho músico concertista que agora se tornou mau humorado e solitário, Daniel acredita que os dois possam ser grandes companheiros, sem imaginar que ele é na verdade o seu avô, Daniel depois conhece Alessandra e juntos começam a recorrer em novos mundos, cheios Imagemde diversão e tudo graças ao avô.

Joaquim se torna seu guia e os ensina o verdadeiro significado da amizade e a como seguir sendo crianças. O avô não só dá seu apoio e carinho, mas os ensina a usar a imaginação para viajar por mundos distantes e sonhar, coisas que as crianças haviam deixado de fazer para tentar resolver problemas que não lhes correspondiam.

Vovô e eu foi protagonizada por dois atores infantis que, com o tempo, alcançaram grande reconhecimento e fama: Gael garcía Bernal, que se tornou um grande e reconhecido ator, cujas interpretações sempre obtêm grandes críticas a nível mundial; e Ludwika Paleta, que depois de ser reconhecida em toda América Latina, como a malvana e arrogante Maria Joaquina Villaseñor de Carrossel, hoje é protagonista em novelas mexicanas.

CURIOSIDADES

Assim como a novela Carrossel, Vovô e eu se tornou o 2º melhor sucesso na televisão brasileira para o publico infantil.

Duas atrizes da novela Carrossel aparecem na novela Vovô e eu, com personagens invertidas, Ludwika Paleta que havia interpretado a malvada Maria Joaquina interpretou a bondosa Alessandra, e Flor Edwarda Gorrola que havia interpretado a bondosa Carmen, em Vovô e eu interpretou a malvada Yolanda.

O que deixou chocado muitos dos telespectadores, foi o acidente da Alessandra após sofrer uma queda ao cair de um muro, e o reencontro de Daniel com seu cachorro Alcemo, que o levou a morte após ser atropelado por um carro depois de salvar a vida de Daniel.

A atriz Dominika Paleta irmã de Ludwika Paleta, teve uma participação especial atuando em um capítulo.

No ano de 2003 a Televisa realizou um remake desta telenovela, intitulada De pocas, pocas pulgas com Ignacio López Tarso, Santiago Mirabent e Natasha Dupeyrón interpretando, respectivamente, as personagens que interpretaram Jorge Martínez de Hoyos, Gael García Bernal e Ludwika Paleta.

Vovô e eu foi a segunda e última novela da qual participou Gael García Bernal, que anteriormente, em 1989, havia estado em Teresa, protagonizada por Salma Hayek.

Veja um trecho da novela com aúdio original:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=S0PE8NatL6A&feature=related[/youtube]

NOME ORIGINAL
El abuelo y yo

ESCRITORES
Lorena Salazar e Eduardo Quiroga

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
135

ANO DE GRAVAÇÃO
1992

ANO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL
1992

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Vovô e eu

INTÉRPRETE
Kelly

ELENCO
Jorge Martínez de Hoyos: Joaquim
Ludwika Paleta: Alessandra
Gael García Bernal: Daniel
Adalberto Martínez: Lucas
Evangelina Elizondo: Sofia
Alfonso Iturralde: Renê
Raúl Buenfil: Damião
Beatriz Moreno: Lola
Marcelo Buquet: Geraldo
Ivette Proal: Yolanda
Héctor del Puerto: Lupe
Frances Ondiviela: Fernanda
Wendy de los Cobos: Mayra
Leo Rojo: Raul
Jesús Vargas: Fonseca
Antonio Brillas: Padre José
Josefina Escobedo: Sra. Lizardi
Alan Gutiérrez: Rosendo
Flor Edwarda Gurrola: Yolanda Pérez
Julián de Tavira: Emiliano
Jorge Poza: Perico
Osvaldo Benavides: Paco
Eugenio Polgovsky: Eugênio
Felipe Colombo: Felipe
Billy Méndez: Billy
Diego Luna: Luis
Bárbara Eibenshutz: Teresa
Teresa Guízar: Freira
Beatriz Olea: Alicia
Marcela Figueroa: Recepcionista
Keiko Durán: Mirna
Elizabeth Zúñiga: Rosa
Maya Mishalska: Letícia
Lorena Shelley: Professora
José Escandón: Castillo
Jorge Salinas: Ernesto
Gustavo Cosain: Otávio
Alfonso Téllez: Chefe do Instituto
Carmina Narro: Irene
Krystel Klitbo: Matti
Ada Carrasca: Enriqueta
Jorge Fegán: Diretor
Mauricio Armando: Germano
Abraham Pons: Paulo
Ana Ofelia Murguía: Diretora do internato
Claudia Ortega: Cândida
Eduardo Santamarina: Ulisses

FONTE: www.telenoveleiros.blogspot.com

Por Zé Filho

In Memória por seu pai, falecido na última sexta (24/06)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco