Tiro, prisão e rivais de peso: relembre como foi A Favorita

Novela de João Emanuel Carneiro teve seu último episódio exibido em janeiro de 2009 e marcou a televisão brasileira com as personagens principais vividas por Patrícia Pillar e Claudia Raia deram vida às personagens Donatela e Flora, duas rivais, ex-amigas de infância e uma ex-dupla sertaneja na juventude.

Na trama, as personagens se acusavam por um crime cometido no passado, porém, apenas uma está dizendo a verdade, e este foi o grande mistério que segurou a audiência ao longo da novela, e até mesmo quando a verdadeira assassina foi finalmente revelada.

Na primeira parte da novela Flora (Patrícia Pillar) era uma mulher doce, com aparência inofensiva, que deixava dúvidas se realmente havia cometido o crime pelo qual ficou presa por quase duas décadas.

Já Donatela passava a impressão de ser deslumbrada, um pouco arrogante e fútil. Se casou com Dodi (Murilo Benício). Seu maior medo era que sua filha, Lara (Mariana Ximenes), se aproximasse de Flora. A jovem era filha biólogica de Flora com Marcelo, o ex-marido morto de Donatela. Com a prisão da personagem de Patrícia, Lara foi criada pela personagem de Cláudia.

Em um certo momento da trama, Flora consegue destruir a reputação de Donatela, e é neste momento que acontece o clímax de toda a história: a verdade é revelada e a personagem de Patrícia Pillar confessa que realmente foi a assassina de Marcelo Fontini.

Daí em diante, Donatela passa a tentar desmascarar a verdadeira vilã da novela e limpar sua reputação. A partir da revelação, Flora muda o comportamento e comete diversos novos crimes.

Os assasinatos cometidos por Flora não pararam no ex-marido de Donatela.  Ela matou o médico Salvatore (Walmor Chagas), Gonçalo (Mauro Mendonça), a personagem de Juliana Paes, a jornalista Maíra, Pedro (Genézio de Barros). E nem os animais se livraram das maldades de Flora. Após descobrir que Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) está do lado de Donatela, Flora decide se vingar do jornalista e resolve atingi-lo no seu maior ponto fraco: sua cadelinha Vilma.

No final da trama, Flora volta para a cadeia afirmando que seu nome é Donatela. A cena final da novela reforça a obsessão da personagem de Patrícia Pillar pela a de Cláudia Raia. Em um flash-back, Flora, ainda criança, afirma para Donatela: “você é a minha favorita”.