Globo

Globo

William Bonner engole veneno contra o SBT: entenda por que a Globo se redimiu e pediu perdão a Silvio Santos

William Bonner e Silvio Santos (Foto: Reprodução/TV Globo/SBT)
William Bonner e Silvio Santos (Foto: Reprodução/TV Globo/SBT)

A Globo e o SBT se envolveram em um conflito causado pela realização da Copa América no Brasil e por inventivo de Jair Bolsonaro

A Globo e o SBT têm vivido uma guerra fria em relação aos direitos de exibição de futebol durante a pandemia. De um lado, todas as emissoras querem faturar com a exibição de jogos. Do outro, o bom senso fala alto, já que aglomerações estão proibidas no Brasil – mesmo que o presidente Jair Bolsonaro prefira o contrário.

O anúncio do SBT de que teria comprado os direitos de exibição da Copa América, que até então aconteceria na Colômbia e na Argentina, movimentou uma disputa entra a emissora de Silvio Santos e a Globo. Com o anúncio de mudança de sede para o Brasil, muitos veículos criticaram a decisão do presidente e de quem ‘incentivava’ a realização dos jogos no país.

O Conmebol recebeu um “sim” de Jair Bolsonaro apenas poucas horas após a Argentina anunciar que não sediaria os jogos devido o aumento nos de casos de infecção do coronavírus no país. Imediatamente, especialistas em saúde pública emitiram comunicados alertando os perigos de trazer mais de mil pessoas para circularem no país, ainda mais com 2 mil mortes causadas pelo vírus diariamente.

Veja também

William Bonner e Galvão Bueno massacraram Bolsonaro - Foto: Reprodução
William Bonner e Galvão Bueno foram acusados de cometer ‘hipocrisia’ por críticas à realização da Copa América no Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Jornalistas da Globo, como Galvão Bueno, fizeram críticas à realização da Copa América, mas não se opuseram à realização dos jogos. Quando o STF anunciou que faria uma investigação contra a Conmebol e todos os envolvidos, inclusive, o SBT, por causa da realização dos jogos, a emissora de Silvio Santos decidiu atacar.

O canal alfinetou a Globo e afirmou que a transmissão dos jogos reafirmava a “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”. A platinada foi acusada de hipocrisia por ter feito críticas, ao mesmo tempo que exibiu todos os outros torneios ao longo do ano.

ÂNCORA DEFENDEU EMISSORA RIVAL

Evitando entrar em conflito, a Globo convocou William Bonner para defender o SBT das investigações realizadas pelo STF e fez o âncora ler um comunicado emitido pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que manifesta “preocupação” com a sugestão feita pelo Ministério Público Federal, na última sexta-feira (11). A nota deixa claro que o veículo de comunicação não tem nada a ver com a organização do torneio.

PROVOCAÇÃO DO PRESIDENTE

Por fim, mas não menos importante, Jair Bolsonaro decidiu provocar a Globo e publicou uma foto assistindo à disputa de abertura da Copa América no dia 13 de junho usando uma camisa de time com o patrocínio da Havan, que é uma das empresas que mais apoiam o presidente desde a época das eleições. No registro, o presidente surgiu apontando para o símbolo da emissora de Silvio Santos.

Jair Bolsonaro provocou a Globo (Foto: Reprodução/Twitter)
Jair Bolsonaro provocou a Globo (Foto: Reprodução/Twitter)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários