Especiais

Especiais

Xororó, junto com o irmão, é considerado o precursor do sertanejo e amado por todos; sucesso há mais de 50 anos

Xororó viveu momentos marcantes em sua carreira e até polêmicos (Foto: Reprodução)
Xororó viveu momentos marcantes em sua carreira e até polêmicos (Foto: Reprodução)

Xororó forma dupla com o irmão Chitãozinho desde 1969

O cantor Xororó, junto com o irmão Chitãozinho, é considerado os precursores do sertanejo nas rádios FM no Brasil, pois, além de misturar o country americano com o sertanejo raiz, ele junto com Chitãozinho começou muito cedo. O nome da dupla foi escolhido a partir da música Chitãozinho e Xororó, que foi gravada por eles, e mencionava o inhambu-xintã e o ihambu-chororó, aves da mesma espécie que cantam melancolicamente.

O primeiro disco da dupla foi lançado em 1970, causando arrepios. Entre as músicas de sucesso do disco, se destacou Galopeira e outras de grande apelo sentimental. O álbum foi lançado pela gravadora Copacabana e até o ano de 1997, a produção foi bem intensa.

E gradativamente a venda de discos foi crescendo, até que em 1979, lançaram o primeiro grande sucesso, 60 Dias Apaixonado, que rendeu à dupla um disco de ouro. A música foi regravada por outros cantores sertanejos.

Ele e Chitãozinho, ao todo, já gravaram mais de 40 discos e venderam mais de 37 milhões de cópias. O sucesso dele ao lado de Chitãozinho está ligado às suas aparições em programas de TV, que no passado eram intensas. Xororó costuma ser bastante reservado e diz que a sua carreira sem Chitãozinho não faria sentido.

LADO FAMÍLIA

Xororó também tem o seu lado família, muito forte. Ele é casado com Noely Lima, com quem ele teve um casal de filhos, a famosa dupla de cantores, Sandy e Junior, que no passado fez bastante sucesso entre o público jovem, quando ainda estavam juntos. Recentemente a dupla fez um retorno especial, em uma turnê pelo Brasil, para celebrar os 20 anos de história, mas, atualmente cada um segue a sua carreira solo.

Veja também

Diferente dos filhos, Xororó, até os dias de hoje, mantém firme e forte a sua parceira de mais de 50 anos ao lado do irmão, Chitãozinho nos palcos.

Xororó forma parceira com Chitãozinho desde 1969 (Foto: Divulgação)
Xororó forma parceira com Chitãozinho desde 1969 (Foto: Divulgação)

 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários