À beira da falência, emissora ganhou nova chance após apresentador de TV desembolsar milhões em sua compra
Uma importante emissora brasileira, que figura na lista das maiores do mundo, quase teve falência decretada em meio a uma forte crise. Graças a uma personalidade que hoje é apresentador de programas, o canal foi salvo e sobrevive com boa audiência.
A emissora é a mais antiga em funcionamento no Brasil atualmente e, durante anos, um apresentador foi seu dono. Por causa das crises, novos donos tiveram que dar a volta por cima para recuperar público.
A Record foi fundada em 1953 pelo empresário Paulo Machado de Carvalho. Nos anos 1970, Silvio Santos obteve 50% da empresa e era responsável por colocar parte da programação no ar, como o próprio “Programa Silvio Santos”.
Em 1981, Silvio Santos inaugurou o SBT e passou a dar mais atenção à emissora própria. No fim daquela década, a Record estava em crise financeira.

De acordo com o Jornal do Brasil, o então presidente de Portugal, Mário Soares, veio ao Brasil, em 1987, para tentar negociar a compra da emissora. Com ele, veio o magnata Silvio Berlusconi, que já era um empresário italiano controverso na época.
Veja também

“Pela primeira vez”: O anúncio URGENTE da ANVISA em jornal da Globo que atinge em cheio as farmácias

Falência múltipla de órgãos: A triste morte precoce de estrela da Casa dos Artistas, fenômeno do SBT, aos 39

Soco, chute em partes íntimas e barraco: 3 motivos para o fim de dupla sertaneja após anos e situação agora
Segundo o Notícias da TV, o bilionário é o principal acionista da Mediaset, que controla canais na Itália e na Espanha, foi proprietário do Milan e primeiro-ministro da Itália em três oportunidades. Ele já se envolveu em vários casos de corrupção no passado.
SEM NEGOCIAÇÕES
Com a Record beirando a falência, surgiram vários outros interessados para comprarem a emissora. A Televisa manifestou interesse na empresa, mas Silvio Santos não quis negociar com a rede mexicana, segundo o livro “O Marechal da Vitória” (2005), de Tom Cardoso e Roberto Hockmann.
QUEM COMPROU A RECORD?
Por fim, a melhor negociação aconteceu com Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Na época, a compra custou R$ 45 milhões, que convertido hoje em dia, chega a R$ 220 milhões. Hoje, ele apresenta cultos em rede nacional.
