Advogada previdenciária deu uma série de dicas para garantir benefício com valor acima do salário mínimo
Para quem já está na faixa dos 45 anos de idade, existem algumas técnicas para ter acesso à aposentadoria do INSS, superando o valor de base. O processo segue válido, mesmo após a Reforma da Previdência.
Segundo a advogada previdenciária Ingrid Magalhães, são 3 passos fundamentais para receber o benefício acima do salário mínimo. Eles valem também para quem não tem contribuições prévias, mas já está se aproximando da velhice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela regra geral, mulheres devem ter 62 anos de idade com 15 de contribuição, enquanto homens 65 e 20, respectivamente. Porém, existem as ressalvas. “Nunca contribuiu e já passou dos 45 anos? Ainda dá tempo! Mesmo começando agora, em 2024, você pode garantir uma aposentadoria acima de R$ 4.600”, afirmou a advogada.
“Saber qual regra é mais vantajosa pode aumentar muito o valor da sua aposentadoria. Consulte um advogado especializado para avaliar sua situação e garantir o melhor dos benefícios. Planeje-se com antecedência para ter mais segurança financeira no futuro”, ressaltou.
De acordo com a profissional, para alcançar o pagamento nos valores em questão, dentro da faixa de idade, seria necessário contribuir mensalmente com R$ 1.557,20, que equivale a 20% do teto do INSS. Além disso, há também as contribuições flexíveis para desempregados e donas de casa. “Cada mês faz diferença, então, quanto antes você começar, melhor!”, indicou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saque liberado: INSS abre a quinta-feira (27) com vitória mais aguardada aos aposentados e pensionistas
● INSS libera aposentadoria antecipada com apenas 15 anos de contribuição à lista de trabalhadores na era Lula
● Prazo de pagamento e valores: 3 sentenças do 13º salário do INSS em 2025 chegam voando aos 60+ hoje (26)
Afinal, como se aposentar com valores acima do salário mínimo no INSS?
- Não faça isso sem antes avaliar o seu caso junto a um advogado de confiança!
- Não aceite a primeira regra de aposentadoria do INSS!
- O simulador pode oferecer a regra mais básica, resultando em um benefício bem menor.
Conclusão
Ainda de acordo com a advogada Ingrid Magalhães, se o solicitante aceitar a primeira opção sem conferir, ele pode perder dinheiro para sempre, uma vez que, em boa parte dos casos, não há direito à revisão depois. Ou seja, com o planejamento certo, dá para garantir uma aposentadoria maior e aproveitar os benefícios que são superiores à base salarial mínima.
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre pagamentos sociais, benefícios e novidades da Previdência!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE