Agora

AgoraBanco Central: confira tudo sobre a autarquia

Fim do cartão de crédito, substituto convocado e mudança no PIX: 3 viradas anunciadas do Banco Central

Banco Central anuncia viradas nos cartão de crédito e no PIX (Foto: Reprodução / Pronatec)
Banco Central anuncia viradas nos cartão de crédito e no PIX (Foto: Reprodução / Pronatec)

Anúncio sobre fim de cartões de crédito cai como uma bomba

O sistema financeira segue sempre em transformação e uma das novidades mais aclamadas nos últimos anos foi a crianção do PIX. Porém, o uso de cartão de crédito também segue sendo o queridinho dos brasileiros, mas muitas mudanças estão previstas e o Banco Central emitiu um comunicado que causou espanto.

Atualmente essa modalidade de cartão de crédito é responsável por ajudar os brasileiros a realizarem compras parceladas. Mas o fato é que ele pode estar com os dias contados por causa do PIX.

SAIBA MAIS! Fim do PIX de GRAÇA: O comunicado do Banco Central com regras na mesa e COBRANÇA para quem fizer isso

De acordo com informações do Portal Terra, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acredita que o novo meio de pagamento possa evoluir para a função crédito e assim vai excluir os cartões.

“Com o crédito no PIX você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, destacou Roberto Campos Neto.

Veja também

Porém, esse assunto causa um debate e foi apenas uma opinião do presidente do Banco Central, onde oficialmente não tem nada que se direcione para esse sentido.

Roberto Campos Neto é presidente do Banco Central (Foto: Reprodução / TV Globo)

Porém, após 03 anos de funcionamento no país, o PIX segue tendo novas atualizações visando melhorar as experiências de seus usuários. A autarquia chegou a revelar que tem planos de lançar o PIX no crédito, inclusive.

Vale destacar que essa funcionalidade já está disponível em alguns bancos no Brasil. Enquanto a regulamentação não acontece, as instituições financeiras continuam operando a modalidade com regras próprias.

O produto atua como uma compra no cartão de crédito, mas não é gratuito como as demais transferências. O correntista realiza o pagamento via PIX para uma pessoa jurídica ou física e, em vez do valor ser debitado de sua conta, ele é transferido para a fatura do cartão.

Além das inovações mencionadas, Campos Neto confirmou o lançamento do “Pix Automático”, uma função projetada para simplificar pagamentos recorrentes, como aluguel, serviços de streaming e mensalidades. Essa funcionalidade, semelhante ao débito automático, está prevista para ser lançada em outubro de 2024.

Cartão de crédito como conhecemos está quase chegando ao fim (Foto: Reprodução/ Internet)
Cartão de crédito como conhecemos está quase chegando ao fim (Foto: Reprodução / Pronatec)

O PIX VAI SER TAXADO PELO BANCO CENTRAL?

Atualmente, não existe previsões para a taxação do PIX entre pessoas físicas de acordo com informações do portal UOL. Afinal, a gratuidade das transações é justamente um dos grandes benefícios desse meio de pagamento.

Vale destacar, entretanto, que alguns tipos de operações instantâneas já recebem atualmente cobranças específicas. Conforme a Resolução do Banco Central nº 30/2020, as instituições financeiras possuem autorização para cobrar taxas nos seguintes casos envolvendo algumas categorias de contas jurídicas:

  • Depósitos realizados por QR Code ou QR Code dinâmico;
  • Número de transferências acima do limite mensal permitido (30 transações por mês);
  • Pagamento usando conta comercial;

Além disso, o uso da modalidade do PIX Parcelado também envolve a cobrança de taxas e juros específicos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

 

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]