INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Nova lei, saque extra e alívio no bolso: 3 vitórias excelentes do INSS confirmadas para 2024

Idosos comemorando e aplicativo do INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Idosos comemorando e aplicativo do INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Beneficiários do INSS já podem comemorar três grandes conquistas alcançadas para o ano de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial na vida dos brasileiros, garantindo a proteção social por meio de benefícios previdenciários. Em 2024, o INSS celebra três vitórias notáveis que reforçam sua capacidade de atender às necessidades da população.

Estas conquistas, conquistadas por meio de esforços administrativos e aprimoramentos nos processos, refletem o compromisso do instituto em assegurar o acesso eficiente e justo aos benefícios previdenciários.

Em um contexto em que a seguridade social se torna ainda mais relevante, essas vitórias representam não apenas triunfos institucionais, mas também avanços significativos na promoção do bem-estar social e econômico dos cidadãos.

A confirmação das três vitórias do INSS para 2024 destaca a importância de uma previdência sólida e eficiente no contexto brasileiro.

Esses sucessos não só consolidam a credibilidade do instituto, mas também evidenciam o comprometimento em aprimorar constantemente os serviços prestados à população.

Veja também

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Previdência Social)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Previdência Social)

À medida que o INSS enfrenta desafios em um ambiente dinâmico, as vitórias confirmadas sinalizam uma administração competente, capaz de adaptar-se às demandas contemporâneas e proporcionar aos segurados a segurança e tranquilidade esperadas em relação aos seus direitos previdenciários.

Margem para empréstimo consignado

Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir a nova margem de empréstimo consignado pelo Meu INSS (site e aplicativo). O limite varia de acordo com a renda previdenciária do segurado.

Para quem recebe um salário mínimo, o valor máximo do benefício que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo consignado passa de R$ 462 para R$ 494,20, neste ano.

Empréstimo consignado (Reprodução/Internet)
Empréstimo consignado (Reprodução/Internet)

Segundo o portal BMC News, atualmente, o teto para o empréstimo consignado convencional é de 1,76% ao mês. Nas operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros é de 2,61% ao mês.

 Auxílio por vício em álcool e jogo

Desde a pandemia, o INSS vem pagando cada vez mais benefícios a pessoas com doenças mentais por vício em álcool e em jogos. Em três anos, esses repasses aumentaram em 37% e em 350%, respectivamente.

No ano passado, o INSS pagou 4,3 mil benefícios por alcoolismo, ante 3,6 mil em 2022, uma alta de 19,5%. Antes disso, em 2021, foram 3,3 mil repasses, e 3,1 mil em 2020, primeiro ano da pandemia.

Dos 4,3 mil pagamentos em 2023, 3,4 mil, o equivalente a 78%, foram destinados ao auxílio-doença. A Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) que trata da doença é “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”.

Benefício protegido contra fraudes

Visando a segurança de seus beneficiários, o INSS promove o bloqueio de contratações de serviço, permitindo que nenhuma ação de fraude possa ser realizada sem o conhecimento do beneficiário.

O processo de desbloqueio do benefício é também simplificado e pode ser realizado diretamente pelo beneficiário quando necessário.

Empréstimo consignado para aposentados (Foto: Reprodução, Internet)
Empréstimo consignado para aposentados (Foto: Reprodução, Internet)

O Instituto reforça que toda operação de empréstimo é uma transação comercial privada, sendo realizada exclusivamente entre a pessoa beneficiada e a instituição financeira escolhida. Cabendo ao INSS apenas a operacionalização dos descontos previstos no benefício para o pagamento do crédito adquirido

Com quantos anos uma pessoa pode se aposentar pelo INSS?

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores. Esses, que alcançam a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Além de ser necessário ter 15 anos de contribuição.

No entanto, existem algumas regras de transição para quem começou a contribuir antes da reforma da Previdência, em 2019. Essas regras permitem que as pessoas se aposentem com idade mais baixa, mas exigem um tempo de contribuição maior.

Confira as regras de aposentadoria por idade em 2024:

  • Regra geral: idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, além de 15 anos de contribuição;
  • Regra de transição por idade progressiva: idade mínima que aumenta gradativamente a partir de 2023, até atingir 65 anos para os homens e 62 para as mulheres em 2029;
  • Regra de transição por idade mínima fixa: idade mínima de 57 anos para as mulheres e 60 anos para os homens, além de 30 anos de contribuição;
  • Regra de transição por tempo de contribuição progressiva: tempo de contribuição que aumenta gradativamente a partir de 2023, até atingir 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres em 2029;
  • Regra de transição por tempo de contribuição fixa: tempo de contribuição de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, além de 15 anos de contribuição.

Vale ressaltar que essas são apenas as regras gerais. Existem também algumas regras especiais para quem trabalhou em condições especiais ou insalubres.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA