Ansiedade e+: 6 sinais do mesmo transtorno compulsivo de Roberto Carlos

Conheça agora os 6 sinais do mesmo transtorno compulsivo de Roberto Carlos. FIQUE POR DENTRO DE TUDO NO TVFOCO.

16/05/2025 18h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Roberto Carlos - Foto: Internet

Conheça agora os 6 sinais do mesmo transtorno compulsivo de Roberto Carlos

A título de informação, recentemente o cantor Roberto Carlos relatou em entrevista para O Globo, que tem TOC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, no caso dele, o problema se manifestou em rituais de limpeza e higienização e se agravou durante a pandemia.

“Lido com total cuidado, até um pouco exagerado. Mas sigo todos os cuidados que devem ser tomados. Do conjunto de coisas que tenho do TOC, uma delas é a higienização, lavar as mãos, essa coisa toda, e isso, logicamente, ficou mais rigoroso. Não estou curado do TOC, não, ainda tem muita coisa… Estou tentando, estou lutando”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roberto Carlos (Foto: Reprodução/ Instagram)
Roberto Carlos (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Sou o mesmo de sempre. Chegar aos 80 anos não me assusta, porque isso vem acontecendo gradativamente. O importante é que eu me sinto bem e com menos idade do que a que tenho. Sou um cara com muitos sonhos aos 80 anos”, garantiu.

Roberto Carlos no palco (Foto: Reprodução/ Shutterstock/ Andre Luis Moreira/ Montagem)
Roberto Carlos no palco (Foto: Reprodução/ Shutterstock/ Andre Luis Moreira/ Montagem)

TOC

A saber, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio mental caracterizado por obsessões, pensamentos repetitivos e indesejados, e compulsões, que são comportamentos repetitivos usados para aliviar a ansiedade causada por esses pensamentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O TOC interfere na rotina e pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa.

SEIS SINAIS DE TOC

Assim, confira agora seis sinais de TOC, que inclusive, muita gente desconhece:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Ansiedade
A ansiedade no TOC surge devido aos pensamentos obsessivos que geram medo ou desconforto intenso. Essa tensão leva a comportamentos repetitivos para tentar aliviar o mal-estar.

2. Pensamentos obsessivos
São ideias, imagens ou impulsos persistentes e indesejados que causam angústia. A pessoa tenta ignorá-los ou neutralizá-los, mas eles retornam, consumindo grande parte do tempo e da atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Compulsões
São comportamentos repetitivos, como lavar as mãos excessivamente ou conferir portas, que a pessoa realiza para reduzir a ansiedade provocada pelas obsessões, mesmo que sejam irracionais.

4. Medo de contaminação
O medo exagerado de sujeira, germes ou doenças faz com que o indivíduo evite situações ou objetos e realize rituais de limpeza para se proteger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5. Necessidade de simetria e ordem
O desejo intenso por organização perfeita e simetria pode causar angústia quando as coisas não estão “no lugar”, levando a rituais para tentar controlar o ambiente.

6. Verificações repetitivas
Checar várias vezes se portas estão fechadas ou aparelhos desligados é um sinal comum, realizado para aliviar o medo de acidentes ou perigos iminentes.

TOC TEM CURA?

O TOC não tem cura definitiva, mas pode ser controlado eficazmente com terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, medicamentos. Com tratamento adequado, a pessoa consegue reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e retomar suas atividades normalmente.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.