AIDS, acidente de carro e queda: A morte trágica de 8 astros aclamados da novela Pantanal e luto na TV

31/05/2024 às 11h00

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
8 atores de pantanal faleceram e deixaram saudades (Reprodução: Montagem TV Foco)

8 atores da primeira versão de Pantanal já faleceram, alguns de maneira trágica em acidentes e outros por doenças

Pantanal é uma das principais novelas da história da televisão brasileira, sempre resultando em uma enorme audiência para a emissora. Porém, já fazem mais de 30anos desde sua primeira versão e de lá para cá 8 astros já faleceram.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

No dia 27 de março de 1990 a Rede Manchete exibiu pela primeira vez a trama, com seu primeiro episódio. Ela chegou ao fim no mesmo ano, no dia 11 de dezembro, após 216 episódios, e se tornou uma das preferidas dos telespectadores.

Diversos nomes marcaram história na época e todos se lembram até os dias de hoje, porém alguns já partiram e deixaram uma enorme saudade. AIDS, acidente e outras causas culminaram na morte precoce de 8 estrelas do elenco.

Raimundo

Raimundo, em Pantanal, era vizinho da família de Maria Marruá na primeira fase da novela. Foi o ator Alexandre Lippiani que deu a vida ao personagem, ele que teve outras grandes participações, tanto na Rede Manchete, quanto na Globo.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o portal ‘G1’, o dia 24 de maio de 1997 ficou marcado por um acidente de carro que sofreu, no Rio de Janeiro e acabou não resistindo e faleceu.

Veja também

José Leôncio

Quem interpretou o personagem José Leôncio foi Cláudio Marzo, que iniciou sua carreira ainda muito jovem, em 1960. Assim, atuou por diversos trabalhos na televisão, até 2008, quando deu adeus aos holofotes.

No dia 22 de março de 2015, quando estava cm 74 anos de idade, faleceu em decorrência a uma pneumonia. Porém, na nova versão de Pantanal, graças a efeitos visuais, seu rosto apareceu novamente em um capítulo, emocionando todos os telespectadores.

Alexandre Lippiani e Cláudio Marzo brilharam em Pantanal (Reprodução: Montagem TV Foco)
Alexandre Lippiani e Cláudio Marzo brilharam em Pantanal (Reprodução: Montagem TV Foco)

Capanga que Juma comeu uma orelha

O ator Jece Valadão, que interpretou um capanga na trama, teve a sua orelha arrancada por Juma. Além dessa cena marcante, também participou de outras novelas, como Transas e Caretas e O Dono do Mundo.

Segundo o ‘G1’, o ator faleceu aos 76 anos de idade, no dia 27 de novembro de 2006, vítima de uma insuficiência respiratória.

Zaqueu

O mordomo e fiel escudeiro de Mariana, Zaqueu, era um dos grandes nomes da trama. O ator João Alberto Pinheiro foi quem o interpretou. Porém, infelizmente no dia 9 de janeiro de 1992, pouco tempo após o fim da novela faleceu.

O ator acabou sendo vítima de um câncer no fígado, meningite e pneumonia, isso porque sua imunidade estava baixa por conta das complicações ocasionadas pela AIDS.

Jece Valadão e João Alberto Pinheiro deixaram saudades aos telespectadores (Reprodução: Montagem TV Foco)
Jece Valadão e João Alberto Pinheiro deixaram saudades aos telespectadores (Reprodução: Montagem TV Foco)

Padre que casou Juma e Jove

Um dos momentos mais marcantes de Pantanal foi o casamento entre Juma e Jove, que para acontecer precisou da presença de um padre. Assim, o escolhido para viver esse personagem foi Jofre Soares, que também trabalhou em outras tramas.

O ator acabou sendo vítima de um câncer de intestino e leucemia, no dia 19 de agosto de 1996, aos 77 anos de idade.

Caseiro de Zé Leôncio

Zé Leôncio era um dos principais personagens da trama e dono de várias terras, assim precisava de um caseiro para cuidar de tudo. Maurício do Valle viveu o personagem e infelizmente faleceu no dia 7 de outubro de 1994, aos 66 anos de idade.

A causa de sua morte chocou a todos na época, já que não resistiu a diabetes, uma doença que hoje possui vários tratamentos para controlá-la.

Jofre Soares e Maurício do Valle vítimas de doenças complicadas (Reprodução: Montagem TV Foco)
Jofre Soares e Maurício do Valle vítimas de doenças complicadas (Reprodução: Montagem TV Foco)

Chico

Chico, em pantanal, era filho de Maria e Gil Marruá, que acaba falecendo durante um conflito armado. Porém, na vida real a causa de sua morte foi por causas naturais.

Isso porque faleceu já aos 85 anos de idade, no dia 3 de fevereiro de 2018, na cidade de São Paulo. Ele estreou na Globo em 1967 e ao longo dos anos teve diversas participações.

Levi

Levi, que tem uma cena marcante ao entrar em um combate com Juma, teve como interprete o ator Rômulo Arantes. Porém, pouco menos de 10 anos do fim da novela, o ator acabou sofrendo uma queda de um ultraleve.

Assim, no dia 10de junho de 2000, dois dias antes de completar 43 anos de idade, faleceu e trouxe uma grande comoção em todos os telespectadores da trama.

Oswaldo Loureiro e Rômulo Arantes morreram com uma diferença de 18 anos de um para o outro (Reprodução: Montagem TV Foco)
Oswaldo Loureiro e Rômulo Arantes morreram com uma diferença de 18 anos de um para o outro (Reprodução: Montagem TV Foco)

Quantos capítulos tem a primeira versão de Pantanal?

A primeira versão de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa, teve ao todo 216 capítulos. A versão mais recente teve um corte de 49 episódios.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.