Globo

Globo

“Preocupação no mundo inteiro”: A falência de banco gigantesco confirmada com urgência no Jornal Nacional

A falência de banco gigantesco confirmada com urgência no Jornal Nacional – Montagem: TVFOCO

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a falência de um banco gigante, confirmada no Jornal Nacional, da Globo

O Jornal Nacional, da Globo, sem dúvidas é uma das principais atrações jornalísticas que temos no país na atualidade.

Dessa forma, é por meio do noticiário que milhões de brasileiros ficam sabendo sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo.

Como, por exemplo, podemos citar a edição exibida em 11/03/2023, quando a falência de um banco gigante, foi confirmada por meio do jornalístico.

Na ocasião, o JN era apresentado por Ana Luíza Guimarães e Heraldo Pereira, substitutos de William Bonner e Renata Vasconcellos,  na bancada mais famosa do Brasil.

Foi então que os jornalistas falaram sobre a falência do Silicon Valley Bank, que é a segunda maior da história americana.

Veja também

O que aconteceu com o Silicon Valley Bank?

Para quem não sabe, o Silicon Valley Bank foi fundado em 1983 nos Estados Unidos e, ao longo das últimas décadas, ganhou relevância no setor da tecnologia.

De acordo com as informações divulgadas, entre 2020 e 2021, enquanto a pandemia da Covid-19 assolava fortemente o mundo, o setor da tecnologia apresentou um boom motivado pela necessidade de serviços digitais somado com o cenário de juros baixos.

Neste período, os depósitos no SVB saltaram de US$ 61 bilhões para US$ 189 bilhões.

Dessa forma, Heraldo Pereira disparou no Jornal Nacional: “A quebra de um banco ligado a empresas de tecnologia nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro”, anunciou o âncora do Jornal Nacional.

Na reportagem, foi explicado que: “Foi a segunda maior falência de um banco americano na história As Filas eram enormes ontem, mas as portas já estavam Fechadas. Muita gente ficou sem conseguir sacar o dinheiro. O próprio nome deixa claro quem são as principais vitimas do Banco do vale do Silício na região da Califórnia, que concentra as empresas de tecnologia”, disse.

Silicon Valley Bank - Foto Internet
Silicon Valley Bank – Foto Internet
Silicon Valley Bank - Foto Internet2
Silicon Valley Bank – Foto Internet

E seguiu: “Segundo o próprio banco, eles guardavam o dinheiro de metade de todas as startups americanas que são empresas que começam pequenas, geralmente sem dar lucro, mas que recebem milhões de dólares em investimentos. Só que há 1 ano o banco central americano, começou a subir a taxa de juros para conter a inflação. E o que todo banco faz é pegar o dinheiro dos clientes e aplicar em outros investimentos. Com a alta de juros, esses investimentos passaram a render menos e o Silicon Valley Bank teve que fazer transações financeiras para manter suas obrigações cotidianas“, explicou o Jornal Nacional.

“Como essas transações trouxeram prejuízos, ocorreu uma crise de confiança e os clientes correram para tirar o dinheiro rápido dali. Na quinta-feira os clientes sacaram 42 bilhões de dólares e o banco entrou no vermelho.  Ontem o governo americano fechou o banco antes da falência, se apropriou do que ainda restava dos 209 bilhões de dólares que o banco declarou ter em ativos no final do ano passado, pontuou a atração.

Dessa forma, o banco americano Silicon Valley Bank (SVB), conhecido por investir em startups, teve a falência decretada após não conseguir mais saldar dívidas, em meio ao aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

 

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: