Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

“Colapso”: A falência de banco gigantesco anunciada com URGÊNCIA por substituta de Tralli no Jornal Hoje

Substituta de César Tralli acabou anunciando, em pleno Jornal Hoje, a falência de banco tradicional (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Substituta de César Tralli acabou anunciando, em pleno Jornal Hoje, a falência de banco tradicional (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Substituta de Tralli no Jornal Hoje, da Globo, confirmou a falência de um banco gigantesco e situação chocou o público

E em meados de março de 2023, a substituta de César Tralli, no Jornal Hoje, da Globo, anunciou com urgência uma situação catastrófica, causada pela falência de um banco gigantesco de país.

No caso estamos falando da jornalista Zileide Silva, que no dia 11 de março de 2023, expôs a situação tensa vivida pelo banco a todos os telespectadores, que entraram em choque com a notícia.

Estamos falando do banco norte americano, Silicon Valley Bank (SVB), Importante banco, que operava desde 1983 e estava entre os 20 maiores bancos do país.

 Zileide Silva, na bancada do JH, da Globo (Foto Reprodução/Internet)
Zileide Silva, na bancada do JH, da Globo (Foto Reprodução/Internet)

Ele tinha escritórios no Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá, Alemanha, entre outros países. Zileide, por sua vez, anunciou a falência da seguinte forma:

“O Colapso da Silicon Valley Bank, conhecido como o banco das startups, provocou tensão no mercado financeiro, essa foi a segunda maior falência bancária da história dos bancos dos Estados Unidos e a maior desde a crise de 2008”

Veja também

Vale mencionar que a falência surpreendeu ainda mais devido a rapidez em que o processo se fez, um prazo aproximado de apenas 48 horas.

Inesperado …

Segundo o portal CNN, essa situação teve esse desfecho após o aumento da inflação no Estados Unidos no ano de 2022, quando o Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar, tomou medidas para conter o crescimento inflacionário.

Isso fez com que a taxa de juros sobre empréstimos tomados em bancos tivesse um aumento significativo. Sendo assim, os títulos a longo prazo foram sendo cada vez mais desvalorizados.

Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)
Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)

Essa medida prejudicou o SVB que, assim como outros bancos do ramo, utilizam de taxas de juros mínimas nestes tipos de negociação. Para se ter ideia, alguns bancos chegam a cobrar taxas próximas a zero em títulos desta categoria.

Os títulos, avaliados em R$100 bilhões, estavam rendendo cerca de 1,79%, nem metade do retorno quando olhamos para o Tesouro de 10 anos, cujo rendimento gira em torno de 3,9%.

Devido a isto, os investidores iniciaram uma série de saques envolvendo fundos administrados pela Silicon Valley Bank, fazendo com que o banco anunciasse que estava negociando seus títulos sem obter nenhum tipo de lucro. Inclusive, estavam negociando com margem para prejuízos.

Desespero tomou conta

Da noite pro dia, logo pela manhã,  as ações do banco estavam em queda. Temendo uma nova crise, como a de 2008, os investidores começaram a retirar TODOS os seus investimentos.

Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)
Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)

Não suportando o impacto, o banco acabou anunciando a falência, e como mencionamos, tudo isso em um período recorde.

Quais outros bancos importantes faliram em 2023?

Segundo o Invest News, do início de março de 2023 até o começo de maio, já foram à falência o Silicon Valley Bank, o Signature Bank,  Silvergate e, mais recentemente, o First Republic Bank*

*Para saber mais sobre o assunto clique aqui

 

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.