Falência

“Decretou falência”: O triste fim de rival da Gol no Brasil, confirmado por Rodrigo Bocardi, na Globo

07/06/2024 às 7h57

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Rodrigo Bocardi confirmou a falência de uma rival da Gol (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma companhia aérea gigante teve a sua falência confirmada na Globo e deixou milhões de clientes em choque

Em 2020 o Brasil inteiro se surpreendeu quando Rodrigo Bocardi anunciou a falência de uma companhia aérea gigante. A empresa chegou a ter mais de R$2 bilhões em dívidas, não resistiu e teve que fechar as portas.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Durante a pandemia da Covid-19, várias empresas encararam uma das maiores crises já enfrentadas, ainda mais aquelas que dependiam da presença das pessoas. Portanto, o transporte aéreo foi um dos mais afetados na época, já que milhões de voos acabaram cancelados.

Diante desse cenário, em 2020, Glória Vanique, ao lado de Rodrigo Bocardi, no Bom Dia SP, da Globo, comentou sobre a falência da Avianca Brasil. A notícia pegou a todos se surpresa, já que se tratava de uma das principais do ramo no país.

Rodrigo Bocardi tinha a companhia de Glória Vanique durante o Bom Dia SP(Reprodução: Globo)
Rodrigo Bocardi tinha a companhia de Glória Vanique durante o Bom Dia SP(Reprodução: Globo)

“A gente tem acompanhado durante essa pandemia a queda que houve de voos internos, dentro do Brasil principalmente. A justiça decretou, ontem a noite, a falência da Avianca Brasil”, destacou a jornalista.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em seguida, revelou o quanto de dívida a companhia tinha em seu nome: “A empresa tinha pedido para ter sua falência decretada porque não conseguia cumprir o plano de recuperação judicial. As dívidas da Avianca Brasil somam 2,7 bilhões de reais”, disse Glória Vanique.

Veja também

Avianca Brasil chegou a ter mais de 2 bilhões em dívidas (Reprodução: Avianca Brasil/Divulgação)
Avianca Brasil chegou a ter mais de 2 bilhões em dívidas (Reprodução: Avianca Brasil/Divulgação)

Entenda a falência da Avianca Brasil

De acordo com o portal ‘G1’, em 2018 a Avianca Brasil entrou com um processo de recuperação judicial, pois já escarava problemas financeiros. Assim, em maio de 2019, a ANAC chegou a suspender todos os voos da companhia, alegando temer a falta de capacidade da empresa em operar com segurança.

Após essa decisão da ANAC, o desembargador Ricardo Negrão já propôs a falência da empresa, por a considerar economicamente inviável. “É nítida da impossibilidade de soerguimento da empresa”, destacou ele.

Seguiram tentando por mais um ano, até que o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou a sua falência.

A empresa teve sua falência decretada em 2020 (Reprodução: Reuters/Luisa Gonzalez)
A empresa teve sua falência decretada em 2020 (Reprodução: Reuters/Luisa Gonzalez)

O que aconteceu com os aviões da Avianca Brasil?

Após a falência da Avianca Brasil, segundo empresa Alvarez & Marsall, todos os aviões foram devolvidos aos proprietários. Restaram apenas algumas peças, que acabaram indo para leilão com o objetivo de amenizar as dívidas com os credores.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.