INTERDIÇÃO

100kg de carne podre, rato e nojeira: A Anvisa interdita restaurante de shopping, mercado e + 4 populares

30/05/2024 às 17h50

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
A interdição da Anvisa após encontrar rato, nojeira e carne podre (Foto: Divulgação)

A interdição da Anvisa contra 6 estabelecimentos após fiscalização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável pelo controle de qualidade dos produtos que são comercializados em território nacional.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso implica dizer, que a Anvisa é responsável por nossa saúde, logo, qualquer alimento, por exemplo, ou produto, que ofereça risco, tem sua comercialização suspensa. A empresa responsável é autuada e precisa se enquadrar nas normas, em alguns casos, para voltar a operar.

E hoje, nosso foco é comentar sobre a interdição da Anvisa contra 6 estabelecimentos que não estavam cumprindo as exigências do órgão e tiveram que ser fechados temporariamente.

O FECHAMENTO DE 4 RESTAURANTES POPULARES

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Restaurantes interditados do Aeroporto Viracopos (Reprodução/G1)
Restaurantes interditados pela Anvisa no Aeroporto Viracopos (Reprodução/G1)

No dia 9 de novembro de 2023, o G1 informou que a Anvisa interditou 4 restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O motivo para decisão é que foram encontradas baratas neles durante uma fiscalização de rotina.

Veja também

Conforme informações da Anvisa, durante a inspeção foi notada a “presença dos insetos nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. Na ocasião, a Anvisa destacou que os restaurantes só seriam autorizados a reabrir quando provassem que conseguiram eliminar a infestação.

Não foram encontrados posicionamentos públicos por parte das empresas e nem informações a respeito do seu funcionamento hoje em dia. Dessa maneira, o espaço segue aberto para os estabelecimentos entrarem em contato e se manifestarem sobre suas versões dos fatos.

RESTAURANTE BARRADO NO RIO

Anvisa
A Anvisa ressalta ter papel instrutivo, não punitivo às empresas (Foto: Governo Federal)

De acordo com informações do Uol, uma unidade do restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro precisou ser interditada pela Vigilância Sanitária no dia 7 de dezembro de 2023. O motivo para a decisão, é que foram encontrados alimentos fora da validade, acumulo de água suja e a presença de animais.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro disse que no estabelecimento, que fica localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos.

Ainda foram detectados 100 kg de alimentos impróprios para consumo. Entre os alimentos estavam frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada.

Na ocasião, como destacado pelo Uol, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e que estava aguardando o restaurante se adequar as exigências para voltar a funcionar.

Não foram encontrados posicionamentos públicos da rede de restaurantes Parmê, dessa maneira, o espaço segue aberto para manifestação.

SUPERMERCADO INTERDITADO

Visa de Bragança Paulista interditando supermercado (Foto: Divulgação)
Visa de Bragança Paulista interditando supermercado (Foto: Divulgação)

No dia 29 de março de 2023, o site da Prefeitura de Bragança Paulista informou que por meio da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA), teve que interditar um supermercado, localizado na região central da cidade.

Após uma denúncia, os fiscais responsáveis pela área de alimentos foram fazer uma inspeção sanitária para verificar a procedência da acusação e constataram que o estabelecimento estava em desacordo com as legislações sanitárias vigentes.

Em conjunto com a Polícia Civil, a ação resultou na interdição total do estabelecimento e ainda ocorreu o descarte de aproximadamente uma tonelada de alimentos perecíveis no aterro sanitário do município. Esses produtos estavam disponíveis para a comercialização, mesmo sem estarem dentro dos padrões.

A ANVISA É UMA AUTARQUIA?

Como destacado pelo governo federal em seu site oficial, sim e ela atua sob regime especial tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.