CHOCANTE

Pelo de rato e substância fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de leite, molho e tempero de mercados

27/05/2024 às 19h26

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e marcas de molho, tempero e leite tiradas dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

3 marcas de leite, molho e tempero foram retirados dos mercados

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), causou espanto com a proibição de 3 marcas de leite, molho e tempero de mercados.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Em agosto de 2017, junho de 2023 e fevereiro de 2024 que foram feitas as medidas cautelares solicitando o recolhimento de alguns lotes dos produtos citados, visto que constavam nos mesmos pelo de rato e até substância fatal.

SAIBA MAIS! Leite com formol e PRISÃO: A ordem da ANVISA contra 2 marcas de leite arrancadas às pressas dos mercados

Por ser ingredientes bastante utilizados nos lares brasileiros, esse anúncio causou espanto e hoje iremos dar mais detalhes e relatar como estão os produtos atualmente.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O molho de tomate conta com propriedades antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento das células, e pode até mesmo melhorar a qualidade da urina de acordo com informações do portal Tua Saúde.

Veja também

Além disso, esse produto é rico em potássio e vitaminas C, A e K, cujos benefícios são sentidos principalmente na coagulação sanguínea, visão, pele e cabelo.

Sendo assim, cumprindo o seu papel de órgão fiscalizador a Anvisa barrou uma famosa marca de molho de acordo com informações do portal G1.

A marca de extrato de tomate Elefante, fabricada pela Cargill Agrícola foi barrada pela Vigilância Sanitária em agosto de 2017.

Tudo aconteceu depois de um laudo identificar pelo de roedor (pelos de ratos) acima do limite máximo de tolerância da legislação vigente.

A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Molho de Tomate Elefante (Foto: Reprodução / Mundo das Marcas)
Molho de Tomate Elefante (Foto: Reprodução / Mundo das Marcas)

A EMPRESA SE PRONUNCIOU?

Vale pontuar que atualmente a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais em produtos, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Vale destacar que o lote 032502, com prazo de validade de 18 de agosto de 2017, foi retirado dos mercados, atendendo ao pedido do órgão fiscalizador e a marca Elefante segue comercializando os seus produtos normalmente.

Sinônimo de qualidade e rendimento, o extrato de tomate Elefante está presente na vida das consumidoras há vários anos.

Conforme a empresa destaca em seu site oficial, os seus produtos são feitos apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e não tem contém conservantes. Sendo assim, a marca é encontrada facilmente nos supermercados.

Com isso, quem determina este limite é o RDC-14, um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

A marca Elefante, de molho de tomate, tem um de seus lotes proibidos de vendas em 2016 (Reprodução: Internet)
A marca Elefante, de molho de tomate, teve lote proibido (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA ANVISA?

Se tem um produto que faz a diferença para quem cozinha são os temperos. Sendo assim, é primordial ficar sempre atento se existem algumas proibições do órgão fiscalizador contra as marcas que você usa diariamente no conforto do seu lar.

De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o segundo produto proibido foi a Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca . A empresa decidiu coibir a comercialização, distribuição, propaganda e uso da marca de temperos.

Além disso, estabeleceu o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca Fã, da empresa Junco Indústria e Comércio Ltda.

Vale destacar que a proibição da Anvisa aconteceu através da publicação da Resolução-RE Nº 504, de 07 de fevereiro de 2024.

A decisão do órgão em proibir o uso do tempero se deu pelos resultados de má qualidade de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, enviado pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).

Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria (Foto: Divulgação / Google Shopping)
Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Indústria (Foto: Reprodução / Google Shopping)

SUBSTÂNCIA FATAL?

A substância fatal foi o elemento decisivo para o impedimento da mercadoria. Conforme dados do site Gov.com, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A empresa segue sendo referência em sua área de atuação. Portanto, a Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca segue sendo comercializada normalmente, visto que somente o lote citado que saiu de circulação.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUAL MARCA DE LEITE FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A última marca famosa que teve a suspensão pela Anvisa foi da empresa Natville de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

A Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda:

  • Leite UHT integral;
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg)”, disse a nota, que explicou o motivo através do decreto pela Resolução-RE Nº 2.146, de 15 de junho de 2023;

Motivada pela inspeção feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi averiguado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, sem a devida autorização do Ministério.

Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.

Leite da marca Natville foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Procon DF)
Leite da marca Natville foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Procon DF)

O QUE DIZ A MARCA DE LEITE?

É crucial que os brasileiros também fiscalizem a data de validade dos produtos e sempre consultem se alguma marca está proibida de ser comercializada por motivos de saúde.

Com mais de 25 anos de uma história de sucesso, a Natville é referência em seu segmento e sempre transparente, a mesma emitiu um comunicado em seu site oficial esclarecendo o ocorrido e pontuando que se tratou de um caso isolado.

Desse modo, a própria empresa fez o recolhimento voluntário desses produtos e atualmente segue produzindo e comercializando normalmente os mesmos. Veja o comunicado abaixo:

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Governo Federal)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.