Agora

Agora

Estilhaços de vidro e salmonela: A proibição imediata da ANVISA contra 2 marcas de chocolate tradicionais

Anvisa fez alerta sobre chocolates tradicionais (Foto: Internet)

Anvisa emitiu comunicados sobre chocolates tradicionais e sérios riscos à saúde

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assume, mais uma vez, papel crucial na defesa da saúde dos consumidores brasileiros ao emitir comunicados alarmantes relacionados a produtos alimentícios amplamente consumidos.

Dentre os casos, dois envolvendo chocolates tradicionais chamaram a atenção do órgão regulador e da população, exigindo atenção imediata por parte dos consumidores.

1. Estilhaços de vidro em chocolates

Erro na fabricação e chocolate com vidro: Marca amada pelos brasileiros teve a venda proibida nos mercados
Erro na fabricação e chocolate com vidro: Marca amada pelos brasileiros teve a venda proibida nos mercados (Foto: Internet)

Em uma das ações do órgão regulador, a Anvisa proibiu a comercialização de dois lotes de chocolates da marca Garoto em 2022, destacando a possibilidade de pequenos fragmentos de vidro nos produtos.

As barras de chocolate afetadas são as de 80g nos sabores chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, informou o G1.

A Anvisa determinou o recolhimento voluntário dos lotes 225212941G e 225312941G, alertando que apenas esses apresentam riscos, sem restrições para outros produtos da Garoto.

Veja também

A empresa, em resposta, suspendeu imediatamente a distribuição e venda desses lotes após identificar a “possibilidade remota” de contaminação.

Embora a maioria dos lotes não tenha sido comercializada, alguns foram distribuídos em Vila Velha (ES) e Santa Catarina. O recolhimento foi iniciado pela empresa devido a um problema em um equipamento de produção na fábrica.

2. Risco de Salmonela

Anvisa determinou o recolhimento de chocolates e doces da marca Elite por suspeita de Salmonella (Foto Reprodução/Yahoo)
Anvisa determinou o recolhimento de chocolates e doces da marca Elite por suspeita de Salmonella (Foto Reprodução/Yahoo)

Em outra ação, a Anvisa proibiu a venda de chocolates da marca Elite devido à suspeita de contaminação por salmonela. A medida, aplicada em 2022, abrange todos os lotes dos produtos da Strauss Elite.

Os produtos, importados pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios, estão sob proibição, e a Anvisa recomenda que os consumidores evitem o consumo, informou a economia.ig.

Caso identifiquem produtos da marca Elite no mercado ou em casa, a orientação é não consumi-los e entrar em contato com o estabelecimento de compra para as providências necessárias.

Dentre os produtos que podem ser encontrados, destacam-se chocolates, balas, chicletes, biscoitos e wafers, todos com sua venda proibida pela agência.

O que é Salmonella e o que seu consumo causa?

A Salmonella é uma bactéria que pode causar infecções alimentares em seres humanos. A contaminação ocorre principalmente por meio do consumo de alimentos contaminados.

Dentre eles, podem ser citados carnes mal cozidas, ovos crus ou mal cozidos, laticínios não pasteurizados e produtos crus contaminados durante o processamento.

Os sintomas da infecção por Salmonella incluem diarreia, dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. Geralmente, os sintomas começam de 6 a 72 horas após a ingestão da bactéria e podem durar de 4 a 7 dias.

Em casos mais graves, a infecção pode levar à desidratação e exigir tratamento médico urgente. A prevenção envolve práticas seguras de manipulação e preparo de alimentos, bem como a escolha de alimentos de origem confiável.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Ionara Santna

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]