CONFIRA

Alerta geral é emitido pelo Banco Central para todos os brasileiros que usam cartão de crédito hoje (29)

29/06/2024 às 21h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Banco Central do Brasil - Foto: Internet

Confira nesta matéria tudo sobre o alerta emitido pelo Banco Central destinado aos brasileiros que usam cartão de crédito

O Banco Central do Brasil (Bacen, BC) é uma das principais instituições do país, graças a ele é que possuímos uma política monetária. Dessa vez, iremos falar sobre uma notícia envolvendo a autarquia federal, que, recentemente, cravou um alerta a todos os brasileiros que usam cartão de crédito. Hoje, sábado (29), você vai confira todos os detalhes sobre o assunto.

Um fato irrefutável é que a quantidade absurda de golpes e roubos onde bandidos usam nomes de bancos, instituições e até mesmo empresas idôneas para conseguir extorquir as vítimas, tem ficado cada vez mais recorrente. O que tem assustado tanto os brasileiros quanto as próprias instituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, com a chegada de novas tecnologias, a ocorrência dessas situações foram facilitadas. Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘TV Brasil’, ainda no ano de 2023, dois tipos de golpes ocorreram com frequência absurda:

  • O golpe do dinheiro esquecido
  • O falso recall de cartão de crédito
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Pensando nisso, hoje (29) trouxemos detalhes sobre um comunicado do Banco Central sobre esses golpes para que você se proteja desses crimes cibernéticos. Inclusive, como é do conhecimento da maioria, desde o dia 07 de março de 2023, o BC viabilizou uma ferramenta para que o público conseguisse acessar o dinheiro esquecido em agências espalhadas por todo o país.

Continua após o Veja Também

Veja também

No entanto, alguns criminosos que agem na web, os famosos criminosos cibernéticos, passaram a tirar proveito desse fato, utilizando o envio de e-mails e notificações com links falsos contendo vírus maliciosos, afirmando o “falso resgate” disponível do dinheiro. Assim, ao clicar nesses links, a vítima abre caminhos para que esse vírus obtenha informações importantes como senhas, dados pessoais e dados bancários, fazendo com que muitos correntistas saiam prejudicados após isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central sugere que, caso você receba algo parecido, exclua sem nem pensar duas vezes e denuncie a mensagem. A única forma de consultar e receber o dinheiro esquecido em bancos é através do site OFICIAL do Sistema de Valores a Receber (SVR).

O golpe do dinheiro esquecido ocorre por links nas redes sociais – Foto: Reprodução/internet

Outro golpe que atinge em cheio clientes que possuem cartão de crédito é do falso recall de cartões de crédito. Eles consumam indicar que as pessoas supostamente poderiam receber valores dos bancos por conta de taxas que foram cobradas no passado de forma exagerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falam que o cartão de crédito “voltaria aos bancos” para que as empresas pudessem atualizar todos os débitos pendentes com os clientes. E tudo isso a partir do cadastro de algumas informações pessoais e bancárias em um site. Não caia nesses golpes, instituições financeiras não costumam pedir esse tipo de dados e em caso de dúvidas, ligue para sua agência para saber mais.

Banco Central do Brasil - Foto: Internet
Banco Central do Brasil – Foto: Internet

Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?

O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:

  • Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes;
  • Bradesco: 104.486.688 clientes;
  • Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes;
  • Nubank: 77.665.209 clientes;
  • Banco do Brasil: 74.579.521 clientes;
  • Santander: 64.360.563 clientes;
  • Original: 50.266.862 clientes;
  • Mercado Crédito: 47.390.877 clientes;
  • AME Digital: 32.678.718 clientes;
  • Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Banco Central
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.