Tudo isso

Aposentados com o coração na mão: Alexandre de Moraes e STF são acionados às pressas para 13 viradas no INSS


Alexandre de Moraes / INSS - Montagem TVFOCO

Alexandre de Moraes e o STF são acionados com 13 viradas urgentes para os aposentados

Alexandre de Moraes, junto com todos os ministros do STF foram acionados para resolverem uma ação do INSS.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que os aposentados e pensionistas do INSS estão de olho em uma possível nova reforma da previdência que pode voltar a beneficiar os brasileiros.

A reforma da previdência de 2019 foi extremamente criticada pelos brasileiros que até hoje julgam que não é nada benéfica, principalmente pelo tempo absurdo de trabalho.

Segundo o portal do senado, no dia 8 está na pauta um conjunto de 13 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra modificações impostas pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019).

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


São questionados, entre outros pontos, a instituição de alíquotas progressivas para as contribuições previdenciárias de servidores federais e a cobrança de contribuição ordinária sobre os proventos de aposentados e pensionistas que superem o salário mínimo.

Veja também

Segundo informações do G1, STF começou a analisar o tema em setembro de 2022. Na ocasião, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela validade da maior parte das mudanças realizadas no sistema de aposentadorias.

O julgamento acabou suspenso após um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski, hoje aposentado. Em junho de 2023, o ministro Luiz Fux suspendeu a análise e enviou o caso para julgamento presencial, mas o pedido de destaque de Fux foi eventualmente cancelado e o tema voltou ao plenário virtual.

As doze ações em análise foram apresentadas por associações que representam setores do serviço público – defensores públicos, integrantes do MP, juízes, auditores fiscais, delegados da PF — e por partidos políticos.

O ministro votou por rejeitar oito processos. Em quatro ações, entendeu que é preciso estabelecer uma interpretação para o trecho da reforma que trata da cobrança de contribuição previdenciária de servidores inativos e pensionistas da União, estados e municípios.

O ministro concluiu que, neste ponto, é preciso fixar que a base de cálculo da contribuição previdenciária deste segmento dos servidores só pode ser aumentada caso persista desequilíbrio nas contas da Previdência, mesmo após a adoção do regime de progressividade das alíquotas para servidores.

O QUE É O INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.

🚨 Eliana despreza SBT e é DETONADA + Ivete Sangalo acaba com carreira e abandona TUDO + Patrícia Abravanel na Globo        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br