urgente

Rombo com 3 bilhões em dívidas: Anatel confirma que operadora amada de celulares está à 1 passo da falência

17/05/2024 às 22h00

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Anatel / Oi / Vivo / Tim / Claro - Montagem: TVFOCO

Anatel confirma que operadora está beirando a falência

A Anatel se trata da Agência Nacional de Telecomunicações, criada pela Lei Geral de Telecomunicações, é a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil, em 5 de novembro de 1997.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Assim, com direito a um rombo com 3 bilhões em dívidas, a Anatel confirmou que uma operadora amada de celulares está à 1 passo da falência e vocês saberão de todos os detalhes nesta sexta-feira, 17.

Conforme informações do portal Minha Operadora, estando presente em 88% dos municípios brasileiros, os últimos dias foram voltados para a situação da Oi, que se encontra em seu segundo processo de recuperação judicial.

Para quem não sabe, a Oi também enfrenta um imbróglio com o Tribunal de Contas da União (TCU) em relação à concessão do serviço de telefonia fixa no país, cujo caso foi motivo de pedido da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para adiar a Assembleia, para esperar esse desfecho.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Apesar de ser um serviço cada vez menos usado, ainda é de extrema importância para outros serviços essenciais do país, como polícia, bombeiros e hospitais, que não podem ser suspensos.

Veja também

Assim, de acordo com a fonte, cresce a preocupação da Oi em ir à falência e o governo ter que herdar as dívidas da empresa. De acordo com os cálculos do órgão regulador, falência representaria um custo de R$ 3 bilhões ao ano para o governo.

Anatel (Foto: Reprodução / Internet)
Anatel (Foto: Reprodução / Internet)

De acordo com informações do portal Folha de São Paulo, o acordo fechado entre a Oi e a Anatel, que foi costurado pela câmara de conciliação do TCU, será relatado pelo ministro Jorge Oliveira para que seja submetido rapidamente ao plenário da corte de contas. No centro desse debate está a sobrevivência da operadora, que se tornou um problema para a União. Sem a chancela do TCU, não há como prosperar o plano de recuperação judicial aprovado pelos credores.

Logo da Oi - Foto: Internet
Logo da Oi – Foto: Internet

Sobre os posicionamentos, é importante destacar ainda que a Oi aceitou fazer a migração contratual e investir R$ 5,8 bilhões na infraestrutura já instalada. Também topou investir eventuais saldos decorrentes da arbitragem que trava com a Anatel em que se discutem supostos reequilíbrios contratuais.

A empresa afirma que, com a preferência pela telefonia móvel, a concessão tornou-se insustentável, especialmente nos últimos anos.

Quais são as maiores operadoras de telefonia do Brasil?

Segundo a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações.

Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.