INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

“Mais rápidos”: O anúncio urgente de Bocardi na Globo sobre mudança do INSS que cai como vitória a segurados

Rodrigo Bocardi, INSS
Rodrigo Bocardi deu novas informações sobre o INSS (Foto: Reprodução / TV Globo)

Jornalista repercutiu alteração no sistema do INSS e repassou novas informações ao público

Rodrigo Bocardi deu uma notícia importante sobre o INSS, na Globo. O apresentador expôs uma nova mudança que pode adiantar a liberação de alguns benefícios.

A instituição é responsável pelo pagamento da aposentadoria, seguros e outros auxílios. Para atender à demanda, algumas alterações bastante necessárias estão sendo implantadas.

O INSS tem uma fila de quase 2 milhões de brasileiros à espera de algum benefício e, agora, lançou um portal da transparência. “Tem um balanço geral sobre os pedidos. A expectativa é de que os processos fiquem mais rápidos”, anunciou Bocardi.

INSS
Desde o início de 2024, o INSS teve um reajuste no salário dos beneficiários, além da lista de doenças atualizada (Foto: Agência Brasil)

Segundo os dados divulgados, em novembro de 2023, houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos de incapacidade temporária em comparação com 2022. Agora, a intenção é que haja ainda mais agilidade para 2024.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, expôs que a meta é de que o tempo de espera seja reduzido este ano. Atualmente, com mais 1 milhão de pessoas, a fila pela análise de pedidos beneficiários, assistenciais ou previdenciário é de 49 dias.

Veja também

Esse tema veio à tona durante a abertura do curso de formação dos aprovados no concurso do INSS. “Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício”, disse o político de Lula durante a cerimônia, revelou a Globo.

INSS
Processo de liberação pode ser facilitado através do aplicativo do Meu INSS (Foto: Previdência Social)

Como solicitar o auxílio-doença do INSS?

Para pedir pelo pagamento, é necessário comprovar a incapacidade de trabalho. No caso previdenciário, é exigido contribuição mínima de 12 meses. Já em casos de acidente, doença profissional ou do trabalho, não é pedido nenhum período de carência.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lucas Brito

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]