CHOCANTE

Substância fatal flagrada: Anvisa decreta retirada de 3 marcas de queijos populares dos mercados às pressas

16/05/2024 às 19h03

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e 3 marcas de queijos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

3 marcas de queijo foram barradas pela Anvisa

Substância fatal foi o principal motivo de 3 famosas marcas de queijo terem sido barradas pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Antes de mais nada, é importante destacar os benefícios do queijo, um produto indispensável na dispensa dos lares brasileiros.

SAIBA MAIS! Substância fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de feijão, ovo e sal de mercados às pressas

De acordo com informações do portal Tua Saúde, o queijo é uma excelente fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajuda a regular o intestino.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12.

Veja também

Dito isso, em janeiro de 2022, março de 2023 e maio de 2024, 3 marcas de queijo foram barradas pela Vigilância Sanitária e você precisa ficar atento sobre todos os detalhes.

A primeira marca é do Queijo Minas Artesanal Canastra, produzido pela marca Alberto e Paloma. O mesmo foi retirado das prateleiras devido à sua origem clandestina, impossibilitando a rastreabilidade de sua fabricação e assegurando as condições higiênicas durante o processo de produção.

Anvisa proibiu marca de queijo no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa barrou marca de queijo (Foto: Reprodução / Canva)

PRODUTO VOLTOU A SER COMERCIALIZADO?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a retirada ocorreu por apresentar risco à saúde da população por ter origem clandestina, não sendo possível localizar o responsável pela fabricação e sendo desconhecidas as condições higiênico-sanitárias em que o produto foi produzido.

Os queijos clandestinos são produtos sem inspeção e por isso são veiculadores de muitas doenças, podendo afetar gravemente a população.

É importante destacar que o produto não está disponível no site da marca, “acanastraonline.com”, onde constam outros queijos similares, mas não o Queijo Minas Artesanal Canastra, produzido pela marca Alberto e Paloma.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Queijo Minas Artesanal Canastra (Foto: Reprodução, Montagem - TV foco)
Queijo Minas Artesanal Canastra (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL OUTRA MARCA DE QUEIJO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A primeira proibição que iremos destacar foi o Queijo tipo mussarela, marca Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.

A Anvisa informou a publicação através da Resolução-RE Nº 736, de 7 de março de 2023, na qual proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto queijo tipo mussarela, marca
Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.

Minerbom (Reprodução/Internet)
Queijo da marca Minerbom foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O motivo da proibição foi pelo fato da marca de queijo apresentar inadequações no número de registro, além da origem e local de produção serem desconhecidos, o que fez com que fosse impossível garantir a boa qualidade do alimento, podendo conter uma substância fatal.

De acordo com informações do portal Vigilância Sanitária de Santa Catarina, essa falha grave foi caracterizando a clandestinidade da produção do queijo.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Minerbom (Reprodução/Internet)
Marca de Queijos Minerbom (Foto: Reprodução / Google Shopping)

OUTRA MARCA DE QUEIJO BARRADA PELA ANVISA?

Outro produto que é registrado com suspensão ativa no site de buscas da Anvisa está descrito como: “Queijo Minas Artesanal marca do Serro”.

A empresa é a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro e o motivo da suspensão foi pela substância fatal da Salmonella.

Conforme dados do site Gov.com, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).

Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de morte que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro enviou um comunicado de recolhimento voluntário.

Sendo assim, a Anvisa solicitou a comercialização do produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024.

A proibição da ANVISA contra marca de queijo - Fotos Canva Internet
A proibição da Anvisa contra marca de queijo (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE DIZ A EMPRESA?

A data da publicação foi no dia 06 de maio de 2024. Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado está suspenso pelo órgão fiscalizador.

De acordo com apuração do TV Foco, a marca segue funcionando normalmente e comercializando os seus produtos.

Apesar do recolhimento voluntário da Cooperativa de Produtos Rurais do Serro, que demonstra a preocupação da empresa com os seus consumidores, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro egue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)
Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro segue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.

Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão. Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação.

Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas, conforme necessário, para garantir a proteção da saúde pública.

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)
Fachada da Anvisa, responsável por fiscalizar todos os estabelecimentos do Brasil (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.