CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de sal, queijo e salsicha de mercados


Fachada da Anvisa e marcas de de salsicha, queijo, sal barradas (Foto: Reprodução / Canva)

3 produtos populares foram barrados pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou a proibição de 3 marcas populares de sal, queijo e salsicha dos mercados por um motivo chocante: Substância fatal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O queijo foi barrado em março de 2023. Já a marca de sal foi proibida em abril de 2024 e a salsicha foi retirada dos mercados em dezembro de 2022.

SAIBA MAIS! Alerta, risco fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de leite, sorvete e frango às pressas

Esse anúncio causa espanto nos consumidores, visto que o sal é um tempero essencial na vida das donas de casa. Já o queijo costuma ser indispensável no preparo de vários alimentos e a salsicha, uma mistura bastante comum no Brasil.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Porém, exercendo o seu papel de órgão fiscalizador, a Vigilância Sanitária está sempre atenta nos possíveis riscos alimentares dos consumidores.

Veja também

A primeira proibição que iremos destacar foi o queijo tipo mussarela, marca Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.

Anvisa proibiu marca de queijo no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proibiu marca de queijo no Brasil (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa informou a publicação através da Resolução-RE Nº 736, de 7 de março de 2023, na qual proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto queijo tipo mussarela, marca
Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.

O motivo da proibição foi pelo fato da marca de queijo apresentar inadequações no número de registro, além da origem e local de produção serem desconhecidos, o que fez com que fosse impossível garantir a boa qualidade do alimento, podendo conter uma substância fatal.

De acordo com informações do portal Vigilância Sanitária de Santa Catarina, essa falha grave foi caracterizando a clandestinidade da produção do queijo.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Proibição da Anvisa sobre marca de queijo (Reprodução: Montagem TV Foco)
Proibição da Anvisa sobre marca de queijo (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE SAL TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?

A segunda marca que iremos destacar é sobre uma famosa marca de sal. Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.427, de 12 de abril e 2024.

No comunicado, o órgão solicitou a suspensão, comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote 1037 L A6 232 do produto Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído, marca Kinino, produzido pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA (Kinino).

Vale destacar que a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Iodo adicionado na forma de Iodato, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 56.CP.1/2023, emitido pelo Centro de Laboratório Regional I – Instituto Adolfo Lutz Araçatuba.

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

A presença de iodo é de extrema importância para a saúde da população. Segundo o site do Ministério da Saúde, quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos.

Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso.

Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é altíssimo. O fato é que como e tratou de um caso isolado, o problema foi sanado e empresa seguiu comercializando os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

MARCA DE SALSICHA TAMBÉM FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

O comunicado da Secretária de Saúde de Santa Catarina foi emitido em 19 de dezembro de 2022 através de seu site oficial, e na ocasião, a empresa responsável tomou as medidas cabíveis para evitar maiores problemas.

Através da Resolução-RE Nº 4.087, de 13 de dezembro de 2022, a Anvisa interditou o lote nº 2706, do produto Salsicha em lata, marca Anglo, fabricada em 27/06/2022, válida até 27/06/2025, produzido por JBS S.A

A medida foi provocada considerando o resultado do Laudo de Análise Fiscal nº 2996.1P.0/2022, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (FUNED/LACENMG), que apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de esterilidade comercial para o lote citado.

Anvisa retira salsichas dos mercados (Foto: Reprodução - Petz)
Anvisa barrou marca de salsicha (Foto: Reprodução / Canva)

O problema foi em um lote específico da marca, onde a empresa não precisou ser suspensa por completo. A Anglo faz parte da Friboi, que é da JBS. Então, tanto a Salsicha, como outros produtos da marca estão disponíveis para serem comercializados.

Conforme divulgado no site oficial da Anglo, a marca ‘traz produtos com qualidade por um custo que cabe no seu bolso. Além da tradicional feijoada, a linha conta com feijões, salsichas e almôndegas’.

Apesar da situação ter ocorrido em um lote específico, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido na época. Porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Marca Anglo já está disponível no mercado (Foto: Site Friboi)
Marca Anglo já está disponível no mercado (Foto: Site Friboi)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

ANVISA decretou a proibição de alguns lotes dos 6 detergentes da ANVISA (Foto Reprodução/Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br