A Anvisa deu aviso a donas de produtos que podem oferecer risco de morte a consumidores nos rótulos das embalagens
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota que pode impactar empresas que produzem alimentos, como biscoitos, chocolates e refrigerantes. A notícia se refere às informações dos rótulos desses produtos.
De acordo com o órgão, foi permitido que essas empresas esgotem o estoque de embalagens e rótulos adquiridos até 8 de outubro deste ano. Isso significa que é possível vender produtos com as normas antigas até que cheguem ao fim, contanto, que a produção desses rótulos tenha acontecido antes da data mencionada.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 819/2023 alterou de forma pontual a RDC 429/2020, que garantia a mudança dos rótulos nas embalagens. A Anvisa estendeu o prazo para que as empresas insiram informações cruciais na embalagem.

INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS QUE OFERECEM RISCOS A CONSUMIDORES
Atualmente, é possível encontrar já nos mercados e lojas de alimentos produtos com avisos nos rótulos. A maioria avisa os clientes de que há grandes quantidades de açúcar, gordura e outras substâncias que, a longo prazo, podem até matar.
Essas mudanças como a RDC e a Instrução Normativa (IN) 75/2020 têm como objetivo alertar os clientes sobre escolhas alimentares mais conscientes. As tabelas nutricionais também ganharam mais informações que podem esclarecer dúvidas dos consumidores.
Veja também

Tragédia na Zona Sul de SP: Jovem é assassinado a tiros em frente à oficina enquanto aguardava sua moto

Venda à Gol e falência decretada: O fim de 3 companhias aéreas tradicionais após não suportarem concorrência

Conta de luz gratuita: Notícia cai como presente e corte é confirmado em 2024 a lista de CPFs
Deve-se ressaltar que a rotulagem nutricional frontal, que sinaliza a presença alta de açúcar adicionado, sódio ou gordura, deve ser aplicada somente aos produtos que se enquadram nos níveis que a RDC 429/2020 definiu como “altos”.
BEBIDAS TAMBÉM RECEBERÃO AVISOS DA ANVISA?
A Anvisa determinou que as bebidas não alcoólicas acrescentes informações nutricionais que sinalizam a presença de alta de açúcar adicionado, sódio ou gordura a partir de 2025. Os produtos são os próximos da lista a passarem pelas alterações.

🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona