PROIBIDO

Urgente, risco aos bebês: Anvisa proíbe às pressas produto popular das mães em 2024


Anvisa barra produto querido por mães (Foto: Divulgação)

Para o desespero das mães, Anvisa barrou alimento destinado a crianças

Um aviso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, deixou muitas mães assustadas. O órgão expôs a proibição de um alimento muito consumido por bebês.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Responsável por tudo que é consumido no Brasil, a Anvisa tem um controle rigoroso de qualidade e nesse caso, ela precisou mandar suspender rapidamente o produto devido à descoberta.

Conforme informações do seu site oficial do governo, no último dia 12, a Anvisa proibiu a fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG, após comunicado proveniente da agência reguladora norte-americana U.S. Food and Drug Administration (FDA) relacionado ao recolhimento voluntário desses lotes, devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)
A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Conforme esclarecido pela Anvisa, o produto é fabricado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition, dos Estados Unidos. A proibição foi publicada pela Agência de maneira preventiva no Diário Oficial da União na última sexta-feira (12/1), por meio da Resolução – RE 100, de 10 de janeiro de 2024, para impedir a importação, a comercialização, a distribuição e o uso desses lotes no país.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Até o momento, não foi identificada pela Anvisa a exportação desses lotes ao Brasil. Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.

Veja também

Conforme informações fornecidas pela empresa em seus endereços eletrônicos, até o momento não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto. O recolhimento não abrange outros lotes da fórmula infantil.

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução Internet)
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução Internet)

O QUE FAZER AO ENCONTRAR LOTES PROIBIDOS?

Se você utiliza produtos da marca Nutramigen LGG, orientamos que verifique o lote impresso no rótulo. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, o produto não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo por bebês.

Veja abaixo as imagens divulgadas pela FDA e pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition do rótulo, do código de barras e da impressão dos lotes recolhidos (ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX):

Lote barrado pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Lote barrado pela Anvisa (Foto: Divulgação)

Esses lotes possuem código de barras 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até 01/01/2025.

 

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br