ALERTA!

Risco fatal: Anvisa decreta a retirada de 8 chás populares dos mercados às pressas com 3 alertas graves

28/05/2024 às 12h27

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa retira 8 chás dos mercados às pressas com 3 alertas graves (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão decreta a retirada urgente de 8 chás dos mercados e crava 3 alertas graves sobre o ocorrido

No dia 19 de janeiro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a retirada às pressas de 8 chás populares dos mercados, devido a risco a saúde e o bem-estar de consumidores podendo até mesmo ser fatal. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e veja também os 3 alertas graves que o órgão emitiu sobre o caso.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale dizer que, os chás em sua maioria possuem efeitos positivos para o consumidor. Existem diversos tipos de folhas, ervas, raízes, e até mesmo frutos, utilizados para fazer infusão e consumir, podendo trazer diversos benefícios a saúde. No entanto, a marca que citaremos precisou ser retirada de circulação devido a risco fatal.

Por meio da publicação de uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos. Em meio a lista estão identificados 8 tipos de chás da marca que estavam irregulares. Devido à situação, o órgão cravou 3 alertas cruciais envolvendo o caso.

O chás foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto: Reprodução/ Internet)
O chás foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira a seguir a lista com os 8 chás retirados do mercado:

  • CHÁ DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS.
Decreto Anvisa de produtos Mais Saúde Alimentos e suplementos (Foto Reprodução/VISA)
Decreto Anvisa com a lista de chás da Mais Saúde Alimentos e suplementos (Foto: Reprodução/VISA)

Os 3 alertas da Anvisa sobre a proibição

  • O primeiro se referia a fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto. Além da presença de rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria estar registrado como medicamento fitoterápico, considerando a possibilidade de conter drogas vegetais;
  • O segundo alerta apontado pela Anvisa era que os produtos indicavam que os chás tinham propriedades terapêuticas, logo, deveriam estar regularizados de outra forma;
  • Por fim, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, aonde atribuía os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas pela categoria perante a agência.

Esses 3 alertas apontam riscos fatais, uma vez que o consumo sem moderação de suplementos e chás como “medicamentos” podem piorar problemas de saúde já pré-existentes ou até mesmo causar novos dependendo da situação do consumidor. Vale destacar que é importante saber que se o que está consumindo é um produto seguro e quais são os seus possíveis efeitos à saúde.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Chás e plantas (Foto: Reprodução / Canva)
Chás (Foto: Reprodução / Canva)

Situação da marca e dos produtos

Até o atual momento, não se encontraram notas oficiais da empresa, bem como esclarecimentos sobre o ocorrido. No entanto, vale dizer que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a Mais Saúde Alimentos consiga expor a sua versão dos fatos.

Veja também

Em relação aos produtos citados não estão em nenhum marketplace ou loja credenciada. No entanto, o perfil da Mais Saúde Alimentos nas redes segue ativo e vendendo produtos normalmente. O que aponta que a situação acabou sendo devidamente resolvida perante a autarquia e os demais produtos da empresa estão regularizados.

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Quando a Anvisa surgiu?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) surgiu em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999. O órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil. Garantindo então a segurança e saúde da população no país.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.