Agora

Agora

Após 50 anos portas são baixadas para sempre: A triste falência de rede de farmácias muito conhecida no Brasil

Farmácia vai à falência após 50 anos (Reprodução: Internet)
Farmácia vai à falência após 50 anos (Reprodução: Internet)

Após 50 anos portas são baixadas: A falência de rede de farmácias

O ano de 2023 está bastante complicado para grande parte das empresas que estão no Brasil, e não está diferente com uma rede de farmácia, que está há 50 anos no mercado e é bastante conhecida.

Somente nesse ano, quase 200 empresas já entraram com um pedido de recuperação judicial, que é quando a situação está muito crítica e praticamente irreversível, a um passo de ser declarada a falência.

Há quase 5 décadas com suas portas abertas no Brasil, a rede de farmácias Santa Marta também precisou entrar com o pedido de recuperação judicial, pois está passando por uma grave crise financeira.

Santa Marta entrou com pedido de recuperação judicial (Reprodução: Internet)
Santa Marta entrou com pedido de recuperação judicial (Reprodução: Internet)

Isso já gerou o fechamento de 18 unidades, gerando a demissão de 350 funcionários que atuavam nas regiões de Goiás e Distrito Federal. O ponto positivo é que a instituição afirmou que o direito de todos eles estão garantidos e serão cumpridos.

A Santa Marta enfrenta dificuldades para reverter os déficits de capital de giro e também problemas para negociar com seus principais fornecedores, por conta disso decidiram entrar com o pedido de recuperação judicial.

Veja também

Desde 2019, quando o faturamento era de mais de 500 milhões de reais, até o ano passado, a empresa viu seu faturamento despencar, muito por conta da pandemia, já que em 2022 não alcançaram nem os R$160 milhões de faturamento.

Ao contrário da grande maioria das empresas, a rede de farmácias ainda mantém 45 lojas em funcionamento, com 540 funcionários empregados e a expectativa é que nos próximos meses eles possam voltar a crescer.

Para atingir essa meta, apresentaram um bom plano de recuperação, para quitar os mais de 92 milhões de reais que acumularam em dívidas, com o pedido sendo aprovado pelo juiz Ailton Ferreira dos Santos Junior, da 5ª Vara de Aparecida de Goiânia (GO).

O pedido foi aprovado pelo juiz no final de maio (Reprodução: Internet)
O pedido foi aprovado pelo juiz no final de maio (Reprodução: Internet)

Quem é o dono da drogaria Santa Marta?

Santa Marta, que foi fundada em 1974 e já possui quase 5 décadas no mercado, tem como dono o empresário José Martignoni.

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA