INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Comunicado dos aposentados suspensos, entrada do Itaú, banco Pan e novo valor: INSS tem 3 bombas urgentes

INSS tem 3 bombas urgentes - Foto: Internet

O órgão do Governo Federal garantiu 3 viradas surpreendentes em 2024

O ano de 2024 está repleto de grandes viradas no INSS. De suspensão dos aposentados até entrada do Itaú e banco Pan, o Instituto Nacional do Seguro Social tem 3 grandes bombas urgentes confirmadas.

A suspensão é uma grande vitória aos aposentados! Acontece que o órgão do Governo Federal suspendeu uma exigência que vinha causando apreensão.

Acontece que um comunicado do INSS, divulgado recentemente, confirmou que os aposentados não passarão pela suspensão do benefício por conta da prova de vida. Anteriormente obrigatória, a medida exigia que pessoas nascidas entre janeiro e fevereiro comparecessem a uma agência do INSS ou bancária para confirmar a existência.

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

Caso contrário, a suspensão do benefício ocorria. Agora, para a felicidade de milhões, a prova de vida deve ser feita pelo próprio INSS por meio do cruzamento de bancos de dados. Dessa forma, quando houver dados incorretos, o instituto entrará em contato com o cidadão, segundo o portal ‘Seu Crédito Digital’.

Além disso, outra bomba do Instituto diz respeito a entrada do Banco PAN e Itaú no cartão virtual Meu INSS+. Dessa forma, os beneficiários possuem agora mais duas opções de instituições financeiras que ofertam descontos. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Mercantil, já fazem parte do serviço.

Veja também

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

Qual o aumento do INSS?

Já a terceira do INSS se trata da dos benefícios a trabalhadores formais, incluindo autônomos. A contribuição é dada pela Guia da Previdência Social (GPS), mais conhecida como carnê do INSS.

Vale lembrar que existem dois tipos de contribuição para os trabalhadores autônomos do INSS. Registrado no GPS, existe o código 1007 e o código 1163.

O código 1007 é a contribuição de 20% sobre o salário do profissional. O limite se dá pelo teto da previdência social de R$ 7.786,02 para 2024. Aposentados por este código podem receber valores superiores ao salário mínimo. Já o código 1163, refere-se a uma contribuição de 11% sobre o salário mínimo (R$ 155,32).

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

INSS

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]