Celebridades Faustão Globo

Aposta da Globo em 1989, Faustão saiu melhor que a encomenda e se mantém há 30 anos como líder dos domingos na TV

Aposta da Globo em 1989, Faustão saiu melhor que a encomenda e se mantém há 30 anos como líder dos domingos na TV
Aposta da Globo em 1989, Faustão saiu melhor que a encomenda e se mantém há 30 anos como líder dos domingos na TV – Imagem: reprodução Globo

No ar há quase 31 anos, Faustão surpreendeu a Globo por causa dos bons números que a atração dos domingos dá.

Em 1989, Faustão recebeu o convite da Globo para apresentar um programa só seu. Foi então que ele pediu demissão da Bande foi encarar um novo desafio que, naquele momento, ele e ninguém sabia que seria um dos maiores sucessos da TV brasileira.

O programa de estreia era algo bem diferente do que vemos hoje. Não tinha as famosas bailarinas do Faustão, o Dança dos Famosos ainda não existia e muito menos o Ding Dong. De estreia havia os quadros Mano a Mano e Controle Remoto (apresentado por Adriana esteves). Enquanto viam o apresentador comandando o show, as pessoas de casa podiam observar também homens e mulheres dançando atrás de Fausto Silva.

Desde o começo, o Domingão do Faustão contava com uma banda musical que tocava músicas ao vivo. Mas alguns anos depois foi trocada pelas bailarinas.

Em 1995 estreava outro quadro do programa que rende bons números de audiência para Faustão: o Melhores do Ano. Uma curiosidade é que até 2002, os ganhadores eram escolhidos pelos próprios funcionários da emissora. Mas depois isso mudou e o público geral pôde escolher.

Propaganda de divulgação do Domingão do Faustão – Imagem: reprodução acervo Estadão

Crises de audiência

O ano era 1997 e o Programa do Gugu, também exibido aos domingos, deixava Faustão no chinelo. A partir daí começou a corrida para atrair o público.

Em 2000, Gugu monopolizou a audiência dos domingos e deixou Faustão extremamente preocupado. Porém, em 2003, o Programa de Augusto Liberato passou pela maior crise de todas ao exibir uma falsa entrevista com um integrante do PCC. Isso fez com que Fausto voltasse para a liderança.

No ano de 2010, os programas da Record, Domingo Espetacular e Programa do Gugu se tornaram grandes ameaças para Faustão. Marcando meros 10 pontos de audiência Fausto Silva viu que o seu império dominical começava a cair.

Mas foi em 2019 que Faustão causou polêmica ao dizer que o programa está prestes a acabar. “O dia que o programa acabar, e esse dia não está longe, eu revelo os verdadeiros bastidores do ‘Arquivo Confidencial”, disse ao vivo.

A questão é que mesmo com a audiência oscilando, o Domingão do Faustão sempre foi um lugar em que os patrocinadores gostaram de investir o seu dinheiro. Por esse e outros motivos é que será uma grande perda para a Globo uma possível decisão de Fausto em terminar a atração.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Arthur Farias