Fina Estampa Novelas

Troca de protagonista e sucesso com ex-estrela da Record: as curiosidades dos bastidores de Fina Estampa

Christiane Torloni e Lília Cabral em cena de Fina Estampa. (Foto: Divulgação)
Christiane Torloni e Lília Cabral em cena de Fina Estampa. (Foto: Divulgação)

Sucesso em sua reprise na Globo, Fina Estampa teve bastidores agitados

Devido à pandemia de coronavírus, a Globo decidiu suspender por tempo indeterminado todas as produções de novelas, incluindo Amor de Mãe, que vinha sendo exibida na faixa das 21h. Para ocupar o horário nobre, a emissora surpreendeu ao optar pela reprise de Fina Estampa.

A trama foi um grande sucesso em sua exibição original, entre agosto de 2011 e março de 2012, sendo a segunda produção da emissora carioca denominada “novela das nove”, substituindo o termo “novela das oito”.

+ Participante serve ave crua e com penas para protestar no MasterChef e acaba expulsa: “Falta de respeito”

Nessa reprise, Fina Estampa chega até a superar a audiência de Amor de Mãe, algo que vem surpreendendo a Globo. E pegando carona nesse sucesso, vamos relembrar algumas curiosidades sobre o folhetim.

Glória Pires foi cotada para protagonizar Fina Estampa. (Foto: Montagem/Divulgação)
Glória Pires foi cotada para protagonizar Fina Estampa. (Foto: Montagem/Divulgação)

TROCA DE PROTAGONISTA

Fina Estampa, que chegou a ter o título provisório de Marido de Aluguel, deu um novo up na carreira de Lília Cabral, na pele de Griselda, o Pereirão, que chegou a lhe render um Troféu Melhores do Ano e um Troféu Imprensa como melhor atriz. O que pouca gente sabe, no entanto, é que outra estrela da Globo poderia ter interpretado a personagem.

+ Bolsonaro, ao vivo na CNN, destrói a TV Globo e anuncia cargo para o dono da emissora: “Julga e condena”

Glória Pires era o nome mais cotado para defender a protagonista da trama. No entanto, ela recusou o convite para poder estrelar a antecessora de Fina Estampa, Insensato Coração, por ter mais identificação com o autor Gilberto Braga.

Porém, rumores na época davam conta de que Gloria Pires recusou o convite por também não ter gostado da personagem. Ela teria lido a sinopse e avaliado Griselda como uma personagem maniqueísta e pouco desafiadora. Já imaginou?

Marcelo Serrado fez sucesso em novelas da Record antes de Fina Estampa. (Foto: Montagem/Divulgação)
Marcelo Serrado fez sucesso em novelas da Record antes de Fina Estampa. (Foto: Montagem/Divulgação)

EX-ASTRO DA RECORD

Marcelo Serrado já havia feito diversos trabalhos na Globo desde o início dos anos 1990, mas em 2005, perdeu espaço na emissora carioca e decidiu se transferir para a Record. Na emissora dos bispos, o ator se tornou uma grande estrela, ao emplacar uma sequência de três novelas que estão entre os maiores sucessos da história do canal: Prova de Amor, Vidas Opostas e Poder Paralelo.

+ Moacyr Franco, após treta com Carlos Alberto, expõe escândalo e relação de cantor com traficante: “Buscava de avião”

Porém, o autor de Fina Estampa viu o seu desempenho como o Delegado Denis de Vidas Opostas e enxergou potencial para desconstruir completamente o ator o transformado em Crô.

A aposta foi certeira. Marcelo Serrado retornou à Globo na pele do braço direito da vilã Tereza Cristina e foi um fenômeno de popularidade, chegando a ganhar um filme solo.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.