Banco Central: confira tudo sobre a autarquia

Banco Central: confira tudo sobre a autarquia

Afogamento em dívidas, NOVA moeda e desfecho do PIX: Banco Central faz 3 comunicados DECISIVOS aos brasileiros

Banco Central faz 3 alertas importantes aos brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)
Banco Central faz 3 alertas importantes aos brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

Banco Central faz 3 comunicados decisivos e cruciais aos brasileiros

O Banco Central faz 3 comunicados decisivos aos brasileiros, com o desfecho do PIX, a chegada de uma nova moeda e sobre os afogamentos em dívidas, e você precisa estar atento sobre todos os detalhes.

Sempre quando há alguma novidade referente ao dinheiro, transações e coisas do assunto, o BC emite alertas, para que nenhum cidadão fique para trás em relação as atualizações e possam estar por dentro do assunto.

O PIX, em pouco tempo, se tornou um ‘fenômeno’ dos pagamentos, tanto que se tornou comum as pessoas, quando vão cobrar as outras, já falarem ‘Faz o Pix’, o que mostra o tamanho que esse método ganhou em tão pouco tempo.

De acordo com o Banco Central, quase 4 bilhões de transações foram feitas através desse meio de pagamento, o que da em média 20 por pessoa, quando consideramos o pouco mais de 200 milhões de habitantes do Brasil.

PIX é o método de pagamento mais utilizado nos dias de hoje (Reprodução: Internet)
PIX é o método de pagamento mais utilizado nos dias de hoje (Reprodução: Internet)

Apesar de já ser um sucesso, há muita coisa para aprimorar, e a instituição está planejando grandes reformulações já para 2024 e contou o que pretende fazer, para torná-lo ainda mais utilizado e quem sabe substituir os cartões de crédito.

Veja também

O BC está trabalhando para que o Pix Automático esteja disponível para toda a população no final de 2024. Ele vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, facilitando a vida dos usuários”, explicou Mayara Yano, Assessora Sênior da Gerência de Gestão e Operação do Pix.

Mas, além do Pix, o Banco Central já está fazendo o programa-piloto do Drex, que será a nova moeda digital do Brasil, que será utilizada nos ambientes digitais, prometendo facilitar a movimentação do dinheiro nas compras online.

Fabio Araujo, coordenador dessa iniciativa, está confiante no processo e contou que tudo está sendo encaminhado como planejado e tudo indica que em breve ela já possa estar sendo utilizada pelos brasileiros.

Drex será a moeda digital do Brasil (Reprodução: Internet)
Drex será a moeda digital do Brasil (Reprodução: Internet)

“O andamento está muito bom, faltam três nós, que devem ser levantados nas próximas semanas. A integração dos participantes está sendo feita de maneira adequada e dentro do cronograma”.

O rapaz ainda informou que os testes do Drex vão até maio do próximo ano, e em junho já terão uma primeira avaliação, e dependendo do resultado irão decidir quais os próximos passos a serem dados.

Por fim, o Banco Central emitiu um comunicado alertando as pessoas para não se afogarem em dívidas, e listou alguns níveis em que se a pessoa se encontra, precisa ficar preocupada e tomar alguma medida para tentar contornar a situação.

Sengo a instituição, o problema começa a ficar sério quando o cidadão compromete mais de 50% do seu pagamento em dívidas, também quando sobre, após pagar tudo, menos nos de 600 reais do salário.

Outros pontos que as pessoas precisam ficar atentas é sobre a inadimplência e quando se tem financiamentos em diferentes modalidades, chamada de multimodalidade.

O Banco Central ainda alertou que o primeiro passo para solucionar esse problema é aceitar que está endividado, conversar com os familiares e buscar entender a situação, para que possa ser resolvida.

O Banco Central é responsável por emitir todos os comunicados financeiros (Reprodução: Internet)

Quando o Banco Central foi criado?

O Banco Central foi criado em dezembro de 1964, por conta da Lei nº 4.595, mas só começou a entrar em vigor, de fato, em março de 1965.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA