Banco Central comunica nova lei do PIX e acerta clientes do Itaú hoje 16/6

Nova lei envolvendo o PIX é cravada pelo Banco Central e atinge clientes do Itaú
Nesta segunda-feira (16) de junho, o Banco Central confirmou uma nova lei envolvendo o PIX, modalidade de transferência mais popular entre a população brasileira. A mudança atinge em cheio clientes do Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o time de especialistas em bancos do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes envolvendo a situação, a partir de informações do próprio BC.
Nova lei do PIX
Em suma, com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático entrou em vigor nesta segunda-feira (16). Vale dizer quem estamos falando de uma extensão do Pix que permite ao usuário autorizar pagamentos periódicos para empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o cliente do Itaú, por exemplo, autoriza uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador. É importante mencionar também que, desde o fim de maio, o Pix automático está disponível aos clientes do Banco do Brasil.

Todavia, a maioria das companhias financeiras só iniciou a oferta do serviço nesta segunda (16). Segundo o Banco Central, o débito automático é um grande benefício para até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Conta de energia elétrica, água, telefonia e internet, condomínios e muitos outras, estarão disponíveis para serem cadastradas. A chegada dessa funcionalidade é para fortalecer o controle da população sob suas finanças e facilitar o pagamento de contas com datas fixa.
Como funciona o PIX automático?
- Empresas oferecem Pix Automático como forma de pagamento dos produtos ou serviços;
- Pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito;
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador;
- Assim, o banco do pagador agenda o pagamento e notifica o dono da conta, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo;
- Ademais, no dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança conforme as regras definidas na autorização.

Considerações finais
- O Banco Central implementou nesta segunda-feira (16/06) o Pix Automático, nova modalidade que substitui débitos automáticos e boletos;
- Ademais, o Itaú é um dos bancos que oferece o serviço;
- O processo funciona em 5 etapas: autorização do cliente, envio de cobrança pela empresa, notificação bancária, confirmação e pagamento automático;
- O sistema oferece maior controle financeiro ao permitir definição de valores máximos e uso de linha de crédito como opcional.
Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]