FALÊNCIA

Banco Central confirma falência de dois bancos e você precisa saber hoje 4/7 como proceder urgentemente

04/07/2024 às 13h50

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
A falência de 2 bancos confirmada pelo Banco Central (Foto: Divulgação)

O Banco Central do Brasil confirmou a falência de 2 grandes bancos tradicionais que operavam em nosso país e situação fez com que clientes das instituições se questionassem sobre o que fazer nesse momento

Pegando o mercado financeiro de surpresa, o Banco Central confirmou a falência de 2 tradicionais bancos. Para quem não sabe, o BC é responsável por autorizar uma instituição funcionar no país e ele também retira essa autorização.

Dessa maneira, o Banco Central tem o poder de promover uma intervenção quando necessário e ele faz isso através da liquidação desses bancos. Ao longo da história, grandes e tracionais instituições financeiras sofreram com uma intervenção do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme informações do Info Money, em 15 de fevereiro de 2023, o Banco Central promoveu a liquidação extrajudicial da BRK Financeira e da Portocred Financeira. A BRK inclusive teve a falência decretada pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo em fevereiro de 2023. A Portocred teve interferência apenas do BC.

A liquidação financeira pelo Banco Central, é uma medida administrativa que tem foco em preservar o sistema financeiro, credores e clientes. Quando uma instituição consegue arcar com os seus compromissos, sofre intervenção do BC, que vai focar em pagar as contas da instituição afetada. E no caso dessas 2 instituições citadas, o BC confirmou a falência, conforme o Conexão Política.

Continua após o Veja Também

Veja também

O QUE FAZER?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se seu banco faliu ou está passando por um processo de falência, saiba que seus direitos são assegurados, conforme informações do FGR. Para entender o que fazer, você precisa saber da existência do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de proteger investidores no âmbito do sistema financeiro nacional e prevenir o risco de uma liquidação extrajudicial ou falência.

Sabendo disso, siga os próximos passos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Entre em contato com o banco: é de responsabilidade do banco fazer algo por você. Ele terá que passar as orientações necessários.
  2. Consulte o FGC: ele é responsável por cobrir investimentos até R$ 250 mil. Se seu patrimônio está nessa média, você poderá pedir reembolso.
  3. Mantenha-se informado: fique por dentro do que o Banco Central e FGC estão falando. Quando ocorre o processo de falência, eles detalham os passos que os clientes dos bancos afetados devem fazer.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

A recuperação judicial permite que a empresa se reestruture financeiramente, ao mesmo tempo que tem um plano traçado para pagar as suas dívidas. Enquanto a falência é a sua liquidação, onde tudo será vendido para pagar os credores. As informações são do site Moraes Jr. Advogados.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Banco Central
bancos
falência
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.