FIQUE POR DENTRO!

Poupança cancelada, aposentadoria barrada e +: Banco Central crava 3 terrores do CPF que atingem a Caixa e BB


Banco Central crava 3 alertas quanto ao CPF (Foto Reprodução/Montagem/Lennita Lee/Tv Foco)

Entenda sobre os 3 terrores cravados pelo Banco Central em casos de CPF irregular e como resolver o problema

E o Banco Central, autarquia federal que garante a estabilidade do poder de compra da moeda, cravou 3 terrores que podem atingir milhares de brasileiros em caso de CPF irregular.

Apenas para nível de conhecimento, a situação de CPF irregular ocorre quando a Receita Federal encontra:

  • Bloqueio judicial em nome do titular ou mais de um CPF com o mesmo nome
  • Quando o titular deixa de realizar a declaração de imposto de renda anual;
  • Ter divergência de titularidade.
Banco Central está desenvolvendo o real digital (Reprodução: Internet)
Banco Central (Foto Reprodução/ Internet)

Ter o CPF irregular pode comprometer o recebimento de benefícios sociais e até mesmo impedir o cidadão de abrir ou movimentar contas bancárias (seja ela corrente, poupança ou digital).

Veja a seguir os 3 casos mais críticos em caso de CPF irregular e o que fazer para sair dessa situação:

1- Aposentadoria Barrada

De acordo com o portal JC, a relação entre um CPF em situação irregular e o requerimento de benefícios do INSS é que, para solicitar determinados benefícios, é necessário que seu CPF esteja regularizado.

Veja também

Isso porque o  INSS utiliza o CPF como forma de identificação do segurado e verifica sua situação cadastral junto à Receita Federal.

Portanto, se o seu CPF estiver em situação irregular, isso pode impedir o requerimento de benefícios do INSS, fazendo com que a tão sonhada aposentadoria seja barrada.

Lei do CPF está em vigor e suspende pagamentos e uma série de serviços (Foto: Reprodução/ Internet)
Lei do CPF está em vigor e suspende pagamentos e uma série de serviços em caso de irregularidade (Foto: Reprodução/ Internet)

É fundamental resolver as pendências junto à Receita Federal para regularizar seu CPF antes de solicitar benefícios previdenciários.

Lembre-se de que cada caso é único, e é importante buscar informações atualizadas junto à Receita Federal e ao INSS para compreender completamente as regras e procedimentos relacionados ao requerimento de benefícios previdenciários.

2- Poupança Cancelada

Outra situação desagradável, que atinge em cheio principalmente contas como da Caixa e do Banco do Brasil (BB), são os bloqueios de contas bancárias e até mesmo contas poupanças.

De acordo com o portal oficial da Caixa, conforme a determinação do Banco Central, sempre que os bancos  verificam irregularidade na conta, deve se promover imediatamente o seu encerramento.

Assim, caso o CPF vinculado à conta se torne irregular junto à Receita Federal, a conta é encerrada pela própria instituição financeira.

Caixa / Conta-Poupança - Montagem TVFOCO
Caixa / Conta-Poupança (Foto Reprodução Montagem/TVFOCO

No caso da Caixa, quando você regularizar o seu CPF, caso tenha benefício social a receber, uma nova poupança será aberta para você quando do pagamento do benefício.

Caso sua conta tenha sido encerrada e seu CPF já esteja regular na Receita Federal, você poderá também solicitar a abertura de uma poupança digital, como a  Caixa Tem.

3-Tirar novos documentos

Para finalizar a lista, o CPF irregular também te impede de:

  • Tirar novos documentos (como CNH e passaporte);
  • Se  inscrever em concursos públicos;
  • Conseguir oportunidades de emprego;
  • Pedir novas linhas de crédito (como empréstimo e financiamento), entre outros.

Como regularizar o CPF?

Caso você tenha feito a consulta e o CPF esteja suspenso, é necessário agir rápido para resolver essa pendência e voltar a receber os benefícios do Governo Federal, tirar documentos e fazer movimentação nas contas.

De acordo com o portal do Serasa, essa solicitação pode ser feita online ou presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.  veja abaixo o passo a passo:

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.