ALERTA

Alerta HOJE (31/03): Banco Central emite comunicado às pressas envolvendo o PIX e crava 3 avisos urgentes


Banco Central emite comunicado sobre o Pix (Foto: Divulgação)

Banco Central surpreendeu usuários do Pix com três comunicados urgentes

O Banco Central precisou fazer um comunicado urgente envolvendo o pix e surpreendeu usuários com três notícias urgentes. O pagamento instantâneo se tornou popular no Brasil e é um dos mais usados atualmente.

Por conta disso, tudo que envolve o modelo de pagamento acaba surpreendendo. E o comunicado da vez emitido pelo Banco Central tem relação com o vazamento de dados da chave pix.

Banco Central emite alerta de vazamentos de dados do Pix (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Central emite alerta de vazamentos de dados do Pix (Foto: Reprodução/ Internet)

Conforme informações do site Tudo Celular, o BC informou que as informações vinculadas à chave Pix de mais de 87 mil clientes da SumUp, Sociedade de Crédito Direto, foram vazadas na internet. O período foi entre 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024.

Junto com o comunicado, o Banco Central destacou que dados protegidos não foram expostos, as pessoas que tiveram informações vazadas serão comunicadas e o caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas.

O QUE VAZOU?

Conforme informações do Banco Central, o que de fato vazou foram informações de nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Isso quer dizer que dados de sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Veja também

Banco Central do Brasil - Foto: Internet
Banco Central do Brasil – Foto: Internet

Além disso, o BC destacou que houve falha na segurança e por esse motivo ocorreu o vazamento. Se você está com medo de ter sido um dos que tiveram dados vazados, saiba que será avisado através do aplicativo ou do internet banking da própria instituição responsável.

E fique em alerta para golpes, a única forma de você receber a informação que teve seus dados vazados é pelo banco responsável. Qual meio como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail, foram descartadas pelo Banco Central. Se você receber qualquer tipo de contato assim, pode ser golpe.

Banco Central do Brasil - Foto: Internet
Banco Central do Brasil – Foto: Internet

O QUE FAZ O BC?

Se você já se perguntou qual o dever do Banco Central do Brasil, hoje nós respondemos essa pergunta para você. O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.

Conforme destacado no site oficial do BC, o dever da instituição é oferecer “estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]