EITA

Ordem do Banco Central: Cancelamento da conta e poupança caem como bomba nos maiores bancos por culpa do CPF

20/06/2024 às 23h47

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Banco Central crava comunicado com nova lei do CPF - (Foto: Reprodução / Internet)

Ordem do BC atingiu bancos e tudo por culpa do CPF

O CPF é utilizado para identificar o titular nas declarações de Imposto de Renda, na emissão de notas fiscais, na inscrição em programas governamentais, entre outras situações fiscais. Aliás, o Banco Central acabou emitido uma recomendação que impacta diretamente as instituições financeiras.

Acontece que tem uma situação com o seu CPF que pode decretar que sua conta poupança nos bancos seja oficialmente cancelada. Segundo o portal Valor Investe, CPF tornou-se nos últimos anos um importante documento de identidade dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CPF se torna obrigatório para todos os brasileiros (Reprodução: Internet)
CPF se torna obrigatório para todos os brasileiros (Reprodução: Internet)

Por isso, ficar com o CPF irregular ou inativo pode levar a consequências ruins para as pessoas, como, por exemplo, ter sua conta bancária totalmente bloqueada para fazer qualquer tipo de movimentação, ou seja, ficar impedido de pagar contas, transferir dinheiro, e etc.

Em 2019, o Banco Central divulgou uma resolução (artigo 5 da Resolução número 4753), que estabelece os parâmetros para abertura, manutenção e encerramento de contas correntes de pessoas físicas pelas instituições financeiras. Mas, o BC decidiu pressionar em 2021.

Continua após o Veja Também

Veja também

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Antes disso, segundo o Valor Investe, os bancos vinham conduzindo o assunto lentamente e priorizando tomar atitude nos CPFs em situação mais crítica, como aqueles que estavam com status de “nulos” e “cancelados”, de quem já não era movimentada há um tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, eles passaram ser forçados a agir sob titulares de CPFs “suspensos” e de contas que têm movimentação maior. Eles relutaram, pois sabiam que esse movimento ia provocar reclamações dos clientes, o que poderia gerar até congestionamento nos canais de atendimento.

Pessoa segurando o CPF e imagem ilustrativa de lei (Fotos: Reproduções / Canva)
Pessoa segurando o CPF e imagem ilustrativa de lei (Fotos: Reproduções / Canva)

Qual a função do Banco Central?

O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Banco Central
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.